26 SET 2022
Profissionais da Saúde e da Educação de Santo André fazem formação sobre atendimento à pessoa com deficiência
Alex Cavanha/PSA
Atividade nesta semana fez parte da programação do Setembro Verde
Santo André, 23 de setembro de 2022 - Cerca de 60 profissionais do setor de transporte das secretarias de Saúde e de Educação de Santo André participaram nesta semana de formação inédita sobre qualidade no atendimento de passageiros com deficiência.

O curso aconteceu entre os dias 19 e 23 de setembro, como parte da programação do Setembro Verde: Mês de Luta da Pessoa com Deficiência. A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência e de Mobilidade Urbana, através do Centro de Educação para Mobilidade.

“Um atendimento de qualidade para as pessoas com deficiência e seus familiares é fundamental para que os usuários do transporte se sintam incluídos, acolhidos  e respeitados. E embora muitos dos profissionais que atuam nos serviços de transporte  já possuam conhecimento adquirido em anos de prática, há sempre o que aprender, discutir e sensibilizar com relação à inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade”, destaca o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.

Divididos em grupos, os motoristas e auxiliares dos serviços de transporte receberam informações sobre as características de cada tipo de deficiência e indicações sobre como lidar com cada uma delas, informações sobre legislação e termos corretos, e também sobre a importância do combate ao capacitismo, que é a tendência a considerar o deficiente menos capaz, entre outros assuntos.

Segundo Angelo Gabriel Nunes Toledo, motorista da Secretaria de Educação há 16 anos, esta é a primeira vez que é realizada uma formação com foco no atendimento às pessoas com deficiência. A iniciativa teria facilitado muito seus primeiros anos de trabalho e proporcionado desde então um serviço mais qualificado ao usuário. “Nós aprendemos na raça e passamos o que descobrimos para os nossos colegas, por isso essa formação é muito importante para quem está começando e também para quem já tem experiência como eu”, diz Toledo.

“O mundo das pessoas com deficiência é, infelizmente, muito restrito. A ida à escola ou a um passeio, muitas vezes é o único momento em  que eles saem de casa. É um momento especial para eles e esse cuidado é fundamental. É muito gratificante para mim poder proporcionar isso a eles. Eu quero transportar essa criança do mesmo jeito que eu gostaria que transportassem o meu filho”, afirma.

Magali Gomes da Silva, que é monitora do transporte escolar há quatro meses, compartilha dessa ideia. A profissional conta que um dos alunos do transporte, que a monitora acompanhava até a escola, gostava que ela fizesse aviões de papel. E todo dia, no caminho para a escola, a criança se divertia com o avião de Magali.

“Eu não esperava trabalhar com pessoas com deficiência quando prestei concurso. Quando comecei, há quatro meses, eu não tinha nenhuma experiência sobre o assunto. Agora, em tão pouco tempo, já me sinto uma pessoa realizada. Eu cheguei apenas com a minha sensibilidade e agora vou poder prestar um serviço ainda melhor.” , conta.

A programação do Setembro Verde continua na próxima quarta-feira (28), às 14h, um workshop sobre “Comunicação não Violenta – Capacitismo” no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Ana Maria (Praça Venâncio Neto, 461 - Jardim Ana Maria).
Autor: Paola Zanei