07 OUT 2022
CHM de Santo André retoma trabalho com grupo de voluntários
Helber Aggio/PSA
Ações estavam suspensas em virtude da pandemia e promovem atendimento mais humanizado
 Santo André, 7 de outubro de 2022 – Nesta semana a diretoria do Centro Hospitalar Municipal, em Santo André, anunciou a retomada dos trabalhos voluntários desenvolvidos no local. As ações estavam suspensas em razão da pandemia e as atividades retornarão na segunda-feira (10). No momento, não há nenhum paciente com Covid-19 no hospital.

Durante o evento de anúncio da retomada das atividades do voluntariado, realizado na última terça-feira (4), houve ainda um aula sobre cuidados sanitários, além de leitura do regimento interno e do manual do voluntariado.

"Sem dúvida vocês são muito importantes aqui no hospital. O SUS supre muita coisa na área da saúde, mas em equipe somos mais fortes", afirma o superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato. "A pandemia não acabou, mas amenizou muito, o que vai permitir a retomada do voluntariado. As portas do CHM estão abertas para construirmos juntos e atender cada vez melhor os nossos usuários", completa.

Serão 13 grupos de voluntários que vão promover um atendimento ainda mais humanizado aos pacientes assistidos no CHM.

"A gente segue trocando ideias sobre essa volta do voluntariado. Santo André foi um exemplo no combate à pandemia e na aplicação de vacinas, resultando em queda das internações. Nos colocamos à disposição dos grupos, claro, sempre discutindo sobre o melhor e mais seguro para todas as ações", afirma a médica Ekatriny Antoine Guerle, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e responsável pelo voluntariado no CHM.

Entre as ações de voluntários está a pet terapia, técnica que conta com os animais como apoio para tratamento, estimula o aspecto físico e emocional do paciente, proporcionando melhora na qualidade de vida e acelerando o processo de recuperação. As atividades serão realizadas todo segundo sábado do mês. Pacientes internados na enfermaria clínica e pediátrica receberão visitas dos peludos e voluntários dos grupos Dalai Pinho e Pet Afeto.

As integrantes da Associação das Voluntárias da Saúde de Santo André, conhecidas como “Rosinhas”, fazem leitura de mensagens, entrega de produtos de higiene, livros, palavras cruzadas e roupas. Além de aplicar técnicas integrativas em pacientes e acompanhantes.

"É um outro momento, porque a pandemia a Covid-19 ainda assombra muitas voluntárias, sobretudo as mais idosas. Por isso, estamos recrutando novas voluntárias para essa retomada", afirma a diretora da Associação das Voluntárias da Saúde de Santo André, Claudia Vicente Santos.

Os grupos Sorrir é Viver, Arco-Íris do Riso, Anjos de Nariz Vermelho, Exército da Alegria e Trupe da Alegria vão fazer palhaçadas, contação de histórias e tocar músicas.

Há também grupos religiosos como Capelania Católica, Mensageiros de Cristo e Capelania Evangélica, que também terão atividades e realizarão visitas aos pacientes.

Os pacientes internados na enfermaria clínica, pediátrica ou cirúrgica vão ouvir histórias contadas pelo grupo Viva e Deixe Viver.

O grupo Naninhas do Riso, apesar de ter suspendido o voluntariado no formato presencial, não interrompeu a produção das naninhas durante a pandemia.

"Apesar da pandemia nosso trabalho não parou, seguimos entregando as naninhas aos hospitais onde atuamos, caso do CHM e Hospital da Mulher, e as enfermeiras se encarregaram da distribuição nesse período pandêmico. Desde então, foram 6,1 mil naninhas entregues e agora estamos prontos para a volta do presencial", afirma Paulo Costa, um dos coordenadores do grupo Naninhas do Riso.
Autor: Rafaela Mazarin