24 OUT 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Moeda Pet distribui 250 kg de ração e arrecada 5 mil garrafas em Santo André
Edição de outubro ocorreu neste sábado de maneira antecipada

Santo André, 22 de outubro de 2022 – A edição de outubro do programa Moeda Pet aconteceu neste sábado (22) no Parque Central, em Santo André. Na ação, realizada em formato drive-thru, foram arrecadadas 5 mil garrafas PET e distribuídos cerca de 250 quilos de ração para cães e gatos, além de 100 quilos de areia para os felinos.

O Moeda Pet é normalmente realizado no último sábado do mês, mas desta vez foi antecipado por causa do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. A edição contou com a participação de 92 pessoas.

Desde que foi criado pela Prefeitura de Santo André, em dezembro de 2019, o Moeda Pet já contou com a participação de aproximadamente 3 mil pessoas, que trocaram cerca de 180 mil garrafas plásticas por mais de 6 toneladas de ração para cães e gatos.

"Estamos chegando ao final de mais um ano e novamente o Moeda Pet é sucesso absoluto. Esta temporada de 2022 continua mostrando que o andreense é consciente e busca ajudar o meio ambiente, retirando o lixo da cidade, além de alimentar nossos tão queridos pets, que fazem parte da maioria das famílias de Santo André", diz o prefeito Paulo Serra.

Cada quilo de garrafas plásticas equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. O material é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar até três quilos por CPF presencial de ração para casa ou pode doar no local para as ONGs cadastradas.

Uma recomendação importante é que são aceitas apenas garrafas de água, refrigerante ou que tenham plástico do tipo PET na composição. É necessário que estejam limpas e secas.

A arrecadação do Moeda Pet é encaminhada para as cooperativas do Aterro Municipal de Santo André e vendida posteriormente para beneficiar as famílias cooperadas com geração de renda, ao mesmo tempo em que promove a reciclagem e contribui com o meio ambiente.

Parceiros - O Moeda Pet conta com a parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa tem a participação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Vigilância à Saúde, Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

As empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato nos telefones 4433-1963 e 4433-1957, da Prefeitura de Santo André. Novos parceiros contribuirão com mais ração e, consequentemente, o programa poderá expandir para outras áreas da cidade, viabilizando maior número de arrecadações de garrafas plásticas e doações de ração para os pets. Dessa forma, contribuem positivamente para o meio ambiente, saúde, economia e a causa animal.

| Texto: Guilherme Menezes