24 OUT 2022
Santo André encerra Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Projeto Locomotiva e Prêmio Inovação, últimas atividades do evento, aconteceram na última sexta no saguão do Teatro Municipal
Santo André, 24 de outubro de 2022 – As trilhas sonoras dos clássicos do cinema de ficção, interpretadas pelos músicos do Projeto Locomotiva, deram o tom da última noite da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André, conectando a tecnologia, a inovação e a arte. A apresentação, gratuita, fez parte da programação de encerramento do evento, que em sua oitava edição, trouxe entre 17 e 21 de outubro, palestras em instituições de ensino parceiras, exposição de projetos inovadores desenvolvidos pelos estudantes, atividades de turismo industrial, encontro de startups e ainda o Prêmio Inovação, que reconheceu a qualidade dos projetos apresentados.

“O que a gente tem feito aqui em Santo André é eleger a tecnologia, a ciência e a inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país. É priorizar o investimento no setor para atrair o emprego e a renda tão necessários. E a Semana de Inovação, que chegou à oitava edição este ano, é apenas uma das muitas ações para o aquecimento do setor na cidade”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração Emprego, Evandro Banzato.

Segundo o secretário, essa foi a maior de todas as edições, com a maior quantidade de público e com expositores que trouxeram projetos que fazem parte da agenda mundial no que diz respeito à tecnologia e à inovação. “Foram projetos ligados a inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas), data science, cibersegurança,  mobilidade elétrica e a hidrogênio, sustentabilidade  e projetos para restauro de imóveis na Vila de Paranapiacaba. Foi uma semana que deixou a todos muito orgulhosos e contentes com os resultados apresentados. Também quero deixar um  agradecimento ao apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e todas as instituições de ensino que fizeram o evento acontecer”, acrescenta Banzato.

Prêmio Inovação - O Prêmio Inovação encerrou a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o reconhecimento da qualidade do trabalho apresentado pelas nove instituições de ensino que participaram da exposição. O Centro Universitário FEI apresentou um aplicativo móvel para reconhecimento da expressão facial de dor em recém-nascidos e o Senai apresentou um sistema de identificação biométrico de alta tecnologia para controle de acesso à portaria. Já o Instituto Mauá de Tecnologia expôs um braço robotizado que imprimia a imagem do cliente no café.

A Faculdade São Judas demonstrou a aplicação de uma impressora 3D nos processos de inovação e a Fundação Santo André abordou  a rede dedicada à IoT (Internet das Coisas), que é a rede LoRa - uma tecnologia de comunicação sem fio que funciona através de rádio freqüência -  mostrando a aplicação de grande porte, para uso na indústria ou em cidades inteligentes.

A Strong Business School apresentou um projeto de consultoria estratégica de negócios e a Etec Júlio de Mesquita expôs quatro projetos de intervenções e imóveis de Paranapiacaba, desenvolvidos por meio do projeto “Amigo de Paranapiacaba“, realizado em parceria com a Prefeitura de Santo André.

O Senac apresentou projetos para divulgação de patrimônio histórico tombado de  Paranapiacaba e a Universidade Federal do ABC expôs u um protótipo de veículo elétrico movido a células de hidrogênio.

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Escola de Ouro Andreense, com o apoio do Instituto Avançado de Robótica (IAR) e da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Participaram do evento a Faculdade Anhanguera, Etec Júlio de Mesquita, Fundação Santo André, Senac, Senai, Faculdade Strong Business School, Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade São Judas, Sabina Escola Parque do Conhecimento, UFABC e Fapen (Faculdade Pentágono).

Projeto Locomotiva - O Projeto Locomotiva surgiu em 2008 e, desde então, atua na inclusão sociocultural de crianças e adolescentes, pelo ensino e prática coletiva da música no contraturno escolar. Com aulas, apresentações, espetáculos e concertos, o Projeto Locomotiva fomenta a expressão e a criação artística e intelectual de estudantes em situação de vulnerabilidade com idade entre 7 e 17 anos, podendo inspirar carreiras na área musical, mas principalmente, mudando histórias de vida.

Texto: Paola Zanei
imprensa@santoandre.sp.gov.br - 4433-0142