26 OUT 2022
Professores da rede municipal de Santo André realizam visita noturna à Sabina
Atividade proporcionou experiência diferenciada pelos espaços da Escola Parque do Conhecimento, com roteiro especialmente desenvolvido em homenagem aos docentes
Santo André, 26 de outubro de 2022 - Quem já se imaginou explorando um local à noite, quando as portas se fecham para as centenas de pessoas que transitam por lá diariamente? Para um grupo de professores da rede municipal de ensino de Santo André, a partir da experiência “Uma noite na Sabina”, isso foi possível. A atividade realizada nesta terça-feira (25) foi uma homenagem da Secretaria de Educação de Santo André em comemoração ao Dia do Professor, celebrado neste mês de outubro.

A visita noturna à Sabina contou com um roteiro especial. Os docentes foram recepcionados na Roupa de Gaia (globo terrestre) e foram encaminhados para o saguão de entrada da Sabina para um bate-papo com o simpático robô BIT.

Na sequência, puderam visitar os demais espaços da Sabina, como a Sala da Vida, ambiente que conta com o setor de paleontologia. Além de interagir com os simpáticos pinguins-de-magalhães, depois de um período em revitalização, os visitantes puderam observar as réplicas de dinossauros, os tanques arqueológicos, expositores e fósseis, por exemplo.

No piso da Ciência e Tecnologia os homenageados da noite conferiram experimentos de óptica, mecânica, termodinâmica, eletricidade e magnetismo, entre outros. Mais especificamente no setor dos microscópios, os professores fizeram uma observação de seres e estruturas microscópicas que não são convencionais nas ações da Sabina - os tardígrados, microrganismos conhecidos como extremófilos.

O Núcleo de Observação do Céu (NOC) e o Planetário e Cinedome Johannes Kepler também foram um espetáculo à parte na atividade especial.

No Planetário, os professores fizeram o reconhecimento do céu noturno e participaram de uma dinâmica na sala. Na ocasião, utilizaram binóculos para observar objetos astronômicos em uma esfera celeste com mais de 6 mil estrelas.

No espaço do NOC, vivenciaram o contato com telescópios noturnos para observação do céu e puderam ver os planetas Júpiter e Saturno, que estavam acima do horizonte leste.

| Texto: Caroline Terzi
| Fotos: Alex Cavanha/PSA