03 NOV 2022
DESTAQUES
Santo André é a quinta cidade do país com maior crescimento do número de franquias
Associação Brasileira de Franchising aponta município como o melhor colocado da Região Metropolitana de São Paulo
Santo André, 2 de novembro de 2022 - Os números indicam que Santo André tem tido significativos avanços na melhoria do ambiente de negócios. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cidade apresentou o quinto maior crescimento entre os municípios brasileiros no número de franquias, sendo a melhor colocada na Região Metropolitana de São Paulo.

Levantamento realizado pela ABF, que aponta as 30 maiores cidades do país em crescimento de número de unidades de franquias, indica que Santo André saltou de 1.020 unidades para 1.303, um crescimento de 27,7% no período de um ano. O município só ficou atrás de Manaus, Cuiabá, Belo Horizonte e São José do Rio Preto.

A efeito de comparação, a segunda melhor colocada da Região Metropolitana é a própria Capital, que ficou na 14ª colocação, com crescimento de 21,8%. No ABC, o segundo município com melhor colocação foi São Bernardo, que teve crescimento de 20,6% e ocupou a 19ª colocação nacional, ficando ainda atrás de Guarulhos, no recorte da Região Metropolitana. As demais cidades do ABC não aparecem no levantamento.

Para o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a cidade tem retomado o protagonismo, constantemente atraindo franquias. “Ficamos contentes com cada nova inauguração em Santo André, porque para nós representa investimento e geração de emprego e renda. Nós adotamos os três pilares, que são melhoria no ambiente de negócios, melhoria na competitividade das empresas e a capacitação profissional”, diz.

“A proximidade e diálogo permanente com a iniciativa privada, somados à capacidade de observar, planejar e agir, tem gerado frutos, posições de destaque e reconhecimentos que atestam o caminho certo”, completa Banzato.

Inaugurações recentes – Os investimentos em franquias e em grandes redes em Santo André têm tido números significativos em 2022, gerando emprego e renda para a cidade em diversos setores da economia.

O setor gastronômico é o que tem recebido maior número de inaugurações recentes. Na última semana, foi inaugurado o restaurante italiano Mia Cucina, que gerou 40 empregos, com investimento na casa dos R$ 2,5 milhões. Ainda neste ano foi inaugurada duas unidades do McDonald's e uma do Bom Beef Burger - do youtuber Domingos Neto, o Netão -, além de uma unidade da argentina Havanna e do Quintal do Espeto. Juntos, os investimentos ultrapassam a casa dos R$ 4,5 milhões e geraram cerca de 500 empregos.

O setor da saúde é o que tem maior valor de investimento em Santo André. Neste ano, a Rede D’Or inaugurou uma unidade de oncologia e anunciou que irá investir até R$ 400 milhões no município nos próximos anos. Já o Hospital Christóvão da Gama inaugurou na última semana um novo Centro de Infusão, que resultou em investimento de R$ 5,5 milhões e gerou 30 empregos.

Outro setor que também teve expressivo anúncio de investimento é o de logística, que com a Goodman Brasil anunciou que pretende investir R$ 400 milhões na construção de um condomínio logístico classe A para armazenagem, que pode ser utilizado em formato de monousuário ou multiusuário. A estimativa da empresa é de que a iniciativa gere até 5 mil empregos na cidade, entre diretos e indiretos.

No setor varejista, o Grupo Nós, joint venture formada pelo grupo mexicano Femsa e pela Raízen, uma das maiores distribuidoras de combustível do país, dona dos postos Shell, anunciou investimentos da ordem de R$ 80 milhões na cidade para a instalação de 50 mercados de proximidade da marca Oxxo, em até dez anos. A instalação das unidades deve gerar cerca de 500 postos de trabalho diretos e 700 indiretos no município.

Pelo setor de pets, um dos investimentos mais recentes é a inauguração da rede Breeds, que junto com o Hospital Veterinário Animaniac’s, investiu R$ 2,5 milhões na cidade no primeiro semestre em sua unidade localizada no bairro Campestre.

Outros setores que também receberam investimentos recentes são o de autos, com a inauguração da Shineray Eletric, e o de educação, com a abertura de uma unidade da KNN Idiomas. Juntos, investiram quase R$ 1 milhão na cidade.

| Texto: Renan Muniz
| Fotos: Helber Aggio/PSA