07 NOV 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Parque Central completa 30 anos e reúne legado em Santo André
Uma das áreas verdes preferidas dos andreenses receberá obras de modernização em 2023

Santo André, 7 de novembro de 2022 – Um dos principais equipamentos de lazer, cultura, esportes e entretenimento do ABC completou 30 anos em 2022. Em setembro de 1992 nascia o Parque Central – Deputado José Cicote, localizado na Vila Assunção, em Santo André, e que se tornou nestas três décadas uma das áreas verdes mais queridas pelos andreenses e também por visitantes de outras cidades da região.

Com aproximadamente 400 mil metros quadrados de área total, o parque chega a receber até 5 mil visitas por dia aos sábados e domingos, ou cerca de 800 pessoas nos dias úteis, que realizam caminhadas, corridas, esportes diversos, passeios com os pets, entre outras atividades. O espaço possui playground para as crianças, lagos, ciclovia, quadras, parquinhos, academia, pistas, concha acústica, áreas de descanso e tenda multiuso, que recebe eventos como a feira de adoção “Eu amo, eu adoto”. Ao lado do parque ainda funciona a Sabina - Escola Parque do Conhecimento.

O parque funciona todos os dias, das 6h às 20h. A manutenção é realizada por uma equipe de 50 funcionários da Prefeitura e a gestão é feita pelo Departamento de Parques da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André.

“O Parque Central é um símbolo da cidade reconhecido pelos cidadãos de Santo André. No espaço se unem diversas áreas da vida do munícipe, que procura lazer, descanso, atividades físicas e cultura. Lá, o passeio individual ou em família, traz uma gama de atrações, fazendo com que os andreenses se sintam no quintal de casa”, disse o prefeito Paulo Serra, que ainda relembrou das grandes atrações como o Cinema no Parque, além de shows musicais que reúnem milhares de espectadores pelos gramados do palco principal.

Buscando garantir que o espaço esteja cada vez melhor, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos vai modernizar o Parque Central em 2023. As intervenções incluem troca da iluminação por LED em toda a área, melhoria na distribuição de energia, reforma das quadras, construção do maior Pet Parque da cidade e instalação de mais câmeras de monitoramento. O valor estimado dos investimentos é de R$ 4,5 milhões.

Além disso, também está sendo construído o primeiro hospital veterinário público da região do ABC. A estrutura contará com dois andares em uma área construída total de 700 metros quadrados.

História - Antigamente, a área que abriga o Parque Central era uma fazenda que chegava nas margens da Avenida Ramiro Colleoni, onde existia horta, bananal e criação de animais.

Posteriormente, o local passou a ser propriedade da São Paulo Railway Company, por meio de concessão do Governo Federal, que o utilizava para a captação de água do Córrego Carapetuba para o funcionamento das locomotivas. Após alguns projetos que não seguiram adiante, incluindo um de Oscar Niemeyer e Burle Marx, o projeto do parque foi aprovado.

A versão final do projeto previa a valorização de áreas verdes em detrimento de áreas construídas, além da recuperação do Córrego Carapetuba. A inauguração aconteceu em 1992, e em abril de 2005 foi entregue a primeira fase da revitalização, que continuou em 2006 e terminou com a desativação total do Núcleo Gamboa, em janeiro de 2015.

O Parque Central é atualmente o maior de Santo André, porém passará a ser o segundo maior quando o Parque Guaraciaba for inaugurado, com previsão para dezembro.

| Texto: Guilherme Menezes
gbmenezes@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142