11 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André debate práticas exitosas em iniciativa que promove aulas de reforço
Evento realizado no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector reconheceu ações do programa Toda Criança tem Direito de Aprender
Santo André, 11 de novembro de 2022 - Visando estimular, reconhecer e valorizar os trabalhos exitosos que contribuíram com a recuperação das aprendizagens dos alunos na rede municipal, a Secretaria de Educação, por meio da Gerência dos Cesas (Centros Educacionais Santo André), organizou nesta sexta-feira (11) o “I Colóquio de Práticas Exitosas do Programa Toda Criança tem Direito de Aprender”.

O evento, realizado no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, reuniu equipes gestoras que compõem as Emeiefs, Creches, Emeis, Centros Públicos, Cesas, além de equipamentos como a Sabina Escola Parque do Conhecimento, Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará) e Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André).

"Este evento mostrou a importância do trabalho realizado com a integralidade entre os diversos saberes. Valeu para destacar como as diversas linguagens podem contribuir no desenvolvimento integral dos nossos alunos, em especial na alfabetização deles. A apresentação das práticas exitosas e de grande sucesso realizada nos 12 Cesas da cidade marcou nosso evento por parte dos nossos profissionais", destacou o gerente dos Cesas, Marcio Fernando Ribeiro, ao elogiar as atividades circenses, apresentações de violino e violoncelo, além de uma vivência de jogos cooperativos realizadas durante o encontro.

Programa Toda Criança tem Direito de Aprender - A iniciativa, idealizada pela secretária da Educação do município, professora Cleide Bauab Eid Bochixio, nasceu da necessidade de diminuir os impactos causados pela pandemia, no que diz respeito à aquisição do sistema de escrita alfabética, assim como no desenvolvimento pleno dos alunos e alunas da rede municipal de Santo André em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

O trabalho realizado engloba macrocampos como manifestações artísticas, rítmicas e culturais; práticas pré-desportivas, artes marciais e lutas; cidadania, cultura de paz e cooperação.

O programa acontece nos Centros Educacionais de Santo André, que são espaços plurais constituídos por Emeief, creche, Centro Comunitário, Biblioteca, além de piscina em algumas unidades.

São territórios especialmente pensados para o público da rede de Educação, com vocações distintas, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formação artística, esportiva, pedagógica, cultural e de lazer durante a semana e também aos finais de semana.
Autor: Caroline Terzi