23 NOV 2022
Santo André realiza 97 exames em duas semanas de força-tarefa oftalmológica
Mutirão de telerretinografia acontece com hora marcada na Policlínica Parque das Nações
Santo André, 23 de novembro de 2022 - Em duas semanas, a Secretaria de Saúde de Santo André realizou 97 exames de telerretinografia, em força-tarefa que acontece exclusivamente na Policlínica Parque das Nações, mediante agendamento realizado pelas 34 unidades de saúde da cidade. O número poderia ser ainda maior, já que no período foram apuradas 73 faltas. O mutirão, que é uma parceria do município com o Governo do Estado e o Ipepo (Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia), continua até 15 de dezembro.

O procedimento, que é completamente indolor, é capaz de identificar a retinopatia diabética, doença que afeta os pequenos vasos da retina, estrutura do olho responsável pela formação e envio das imagens ao cérebro.

O público-alvo é formado por pacientes portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de usuários de cloroquina com mais de 45 anos e diagnóstico da doença há pelo menos cinco anos. Eles serão submetidos à análise dos vasos do fundo de olho que ajuda a prevenir doenças cardíacas, como AVC e derrames, além de apontar alterações e possíveis evoluções das doenças que podem ocasionar a cegueira.

“O cuidado com a saúde ocular precisa ser constante, pois os olhos estão sempre expostos a diversos fatores de risco. A realização do exame em pacientes diabéticos e hipertensos proporciona o diagnóstico de uma série de complicações, promovendo assim a melhoria da qualidade de vida destes pacientes”, destaca a biomédica e diretora de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha.

Os pacientes com resultado positivo, seja para vitrectomia (quando é necessário a retirada do vítreo do globo ocular), fotocoagulação (tratamento de doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho localizados na retina) ou catarata (que causa embaçamento da visão e dificuldade de enxergar) serão encaminhados ao instituto Ipepo para agendar consulta de avaliação e iniciar o tratamento.

Autor: Anderson Fattori