11 JAN 2023
Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André
Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria
Santo André, 11 de janeiro de 2023 - Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado boletim de ocorrência.

O ecoponto, gerenciado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), fica no limite com os municípios de São Paulo e Mauá e foi inaugurado em setembro de 2022. Esta é a quarta vez que a Estação de Coleta sofre com o problema. Após o ato ilícito, a GCM (Guarda Civil Municipal) ficou no local para garantir a preservação e segurança da unidade. O equipamento foi reaberto à população ainda no período da manhã.

Assim como todos os ecopontos, a EC Ana Maria possui câmeras de monitoramento para inibir furtos e vandalismos e também punir quem comete descarte irregular de resíduos, o que configura-se como crime ambiental.

Após invadir o ecoponto, o infrator quebrou o gradil e a telha da guarita, arrancou uma das câmeras, destruiu um cadeado e tentou furtar materiais que estavam nas caçambas, fiação e eletroeletrônicos de uso de profissionais que trabalham no local, como micro-ondas. As Estações de Coleta de Santo André recebem diversos resíduos, como recicláveis, eletroeletrônicos, madeira, móveis, pneus, dentre outros.

De acordo com o artigo 163 do Código Penal, em caso de crime “contra o patrimônio da União, de Estado, do Distrito Federal, de Município ou de autarquia, fundação pública, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviços públicos”, há aplicação de multa e detenção de seis meses a três anos.

Munícipes que avistarem invasões, vandalismo e furto nas Estações de Coleta podem fazer denúncia para o Semasa, de forma sigilosa. Basta mandar as informações, de preferência com fotos e vídeos, para o WhatsApp da autarquia (4433-9011), redes sociais (@semasasantoandre) ou o site (www.semasa.sp.gov.br/semasa). Quando houver a presença de veículos, é importante informar o número da placa.

O morador pode também acionar a Polícia Militar, pelo telefone 190, ou a Guarda Civil Municipal, pelo número 153.

Autor: Susi Elena