13 JAN 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Sala do Empreendedor de Santo André registra crescimento de aberturas de empresas
Equipamento da Prefeitura atuou no processo de abertura de 3,5 mil empreendimentos em 2022, número 10% maior do que o contabilizado em 2021

Santo André, 13 de janeiro de 2023 - A Sala do Empreendedor de Santo André atuou no processo de abertura de 3.481 pequenas ou micro empresas em 2022. O número é 10% maior do que o registrado em 2021, quando 2.983 empreendimentos iniciaram atuação na cidade, e 30% maior do que em relação a 2020, ano em que os meses de abril e maio não registraram nenhuma abertura de empresa por conta da pandemia de Covid-19.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, os números confirmam que a retomada econômica depois da pandemia é uma realidade. “Muitas pessoas perderam seus empregos ou suas fontes de renda, durante os meses de maior incidência de casos de Covid. Agora os números mostram que a economia voltou a girar, as pessoas já sentem que podem voltar a produzir, a prestar serviço, porque o mercado está aquecido”, diz.

Os números refletem também o fato de que o empreendedorismo passou a ser uma opção de geração de renda para muitas pessoas que perderam sua colocação no mercado regular de trabalho. “Percebe-se em 2021 uma crescente nos números de aberturas de MEI. Isto mostra que a busca em empreender, motivada também pela necessidade, tem sido uma saída para enfrentamento de tempos difíceis ocasionados pela Covid-19”, afirma Banzato.

O número de atendimentos gerais da Sala do Empreendedor também aumentou nos últimos três anos, o que é mais um indicador da movimentação econômica no município e da preocupação dos pequenos e médios empreendedores em manter regulares todos os aspectos do seu empreendimento.

Em 2022, a Sala do Empreendedor contabilizou um total de 35.462 serviços realizados. Esses números englobam atendimentos como regularização de cadastro fiscal mobiliário (abertura, alteração, encerramento), orientações sobre emissão de alvará de funcionamento, abertura de processos para licenças sanitárias, entre outros. Em 2021, foram realizados 21.843 serviços, e em 2020 foram registrados 15.370 no total.

CPETR - A oferta de vagas no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) teve crescimento significativo. Em 2021, o órgão havia disponibilizado 1.373 oportunidades de trabalho, saltando para 2.978 em 2022. Os atendimentos gerais também cresceram, passando de 13.989 para 16.358.

Posto do Sebrae - A Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego prevê crescimento no número de atendimentos em 2023, com a implementação de um posto avançado do Sebrae na Sala do Empreendedor, prevista para janeiro.

Além das orientações gerais e informações sobre regularização do negócio, bem como da realização dos serviços que cabem à Prefeitura, e concessão de crédito por meio do Banco do Povo, os atendentes da Sala do Empreendedor terão acesso a todo o sistema do Sebrae e poderão realizar aberturas de MEI (Microempreendedor Individual) alteração de dado cadastral ou baixa no CNPJ.  Será possível ainda solicitar treinamentos, consultorias, ter acesso a programa e projetos do órgão, serviços até então realizados apenas na sede do Sebrae.

Banco do Povo - O número de créditos concedidos para pequenos e micro empresários também foi maior em 2022 na comparação com 2021. No ano passado foram concedidos 135 créditos, que somaram um total de R$ 2.300.099 emprestados, com atendimento geral de 4.943 casos. Em 2021, o Banco do Povo concedeu 52 empréstimos, totalizando R$ 814.418. No ano de 2020 foram concedidos 144 créditos, em um total de R$ 2.163.584 emprestados.

A coordenadora  da Sala do Empreendedor, Monique dos Santos, explica que, em março de 2020, houve o início das medidas adotadas para controle da pandemia, o que provocou um aumento considerável na quantia de créditos liberados. “Nesse momento foram criadas as linhas emergenciais, que visavam auxiliar as empresas paulistas no enfrentamento dos impactos financeiros da Covid-19, o que levou a esta alta nos números”, diz.

“Já em 2021 foi registrada uma redução, que provavelmente está vinculada ao término das linhas emergenciais de 2020 e também ao aumento de restrições cadastrais, maiores dificuldades de comprovação de renda e falta de perfil para solicitação do crédito”, acrescenta Monique dos Santos.

O Banco do Povo é um programa de microcrédito do Governo do Estado, que aplica taxas abaixo do mercado para promover o desenvolvimento socioeconômico. Com uma taxa de juros menor do que o mercado - 0,35% ao mês -, o Banco do Povo credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento. O atendimento da Sala do Empreendedor e do Banco do Povo é feito mediante agendamento no site da prefeitura de Santo André (https://web.santoandre.sp.gov.br/).

| Texto: Paola Zanei