30 JAN 2023
SAÚDE
Santo André promove atividades para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans
Ações vão desde rodas de conversa até oferta de cursos de qualificação

Santo André, 28 de janeiro de 2023 - Santo André prepara atividades especiais para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado neste domingo (29). Entre as ações programadas destacam-se orientações que serão realizadas no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro, na segunda-feira (30), das 9h30 às 16h, com esclarecimentos sobre identidade de gênero e orientação sexual e acesso aos serviços de saúde.

A programação ainda vai ofertar capacitação e oportunidade de trabalho para pessoas trans e travestis por meio de cursos gratuitos em diversas áreas através de parceria com o Sesc Santo André (eta.santoandre@sescsp.org.br) e o Reprograma (www.reprograma.com.br). As ofertas serão mantidas no decorrer do ano e outras informações podem ser obtidas no e-mail transcmexavier@gmail.com

Também serão utilizados banners em unidades de saúde para esclarecer dúvidas sobre o acesso à saúde dessa população, entre outras atividades.

Além da programação especial sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Secretaria de Saúde de Santo André implantou política municipal de saúde integral da população LGBTQIA+ por meio da ampliação da oferta de acesso às pessoas transexuais e travestis no SUS e da implantação do Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais em 2021.

O ambulatório oferece espaço de escuta qualificada e acolhimento que valoriza a experiência de cada usuário e promove a atenção visando garantir tratamento especializado para o processo transexualizador. Atualmente o serviço conta com 118 usuários referências, sendo eles 50 homens trans, 63 mulheres trans, 2 travestis e três não binários. Os usuários recebem atendimento da equipe multiprofissional que é composta por assistente social, psicólogo, médico clínico, psiquiatra, equipe de enfermagem e farmácia.

Os atuais desafios buscam promover novas práticas de cuidado à saúde, fortalecer a articulação do cuidado em rede, além de ampliar parcerias com entidades e serviços que atendem a população. O ambulatório trans de Santo André, que funciona no Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, está em fase de certificação junto ao Ministério da Saúde, o que possibilitará o repasse de recursos para ampliação e desenvolvimento do serviço. A unidade fica na Rua Xavier de Toledo, 517, no Centro, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h.

Santo André também oferece atenção especializada para acolher os jovens que apresentam sofrimento psíquico relacionado à LGBTfobia no Caps Infantojuvenil (Caps IJ). São oferecidas diversas atividades como o “Sarau + Di versos”, com reunião de usuários LGBTQIA+ do Caps IJ e outros adolescentes que tenham interesse em contribuir com a produção de linguagens artísticas que proporcionem a afirmação de direitos e respeito a identidades deste público.

O Caps IJ fica na Rua David Campista, 220, na Vila Guiomar, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. A unidade também sedia o “Grupo Di Ver a Cidade”, que é um espaço terapêutico para expressão de sua identidade de gênero e orientação sexual de forma segura e protegida a fim de prevenir o aprofundamento de crises e sofrimentos mentais vivenciados por pessoas LGBTQIA+.

O equipamento também conta com o Grupo de Família, com acolhimento, escuta e orientação aos pais e responsáveis, que expressam dúvidas, angústias ou estado de revolta em relação aos seus filhos. São realizados passeios e atividades externas com os usuários e seus familiares, fortalecendo e ampliando esta relação usuário-família.

“Importante que a cidade oferte atendimento para a população trans, com garantia de direitos, e dê visibilidade às necessidades específicas, além de promover cuidados às pessoas trans. Um dos objetivos é potencializar os cuidados da saúde mental, tanto dos usuários quanto dos familiares e a promoção de desconstrução de estereótipos impostos socialmente que agridam  essa população. Além disso, buscamos promover orientação e cuidados e quebrar paradigmas impostos pela sociedade”, comenta a gerente do Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Lilian Versuri.

| Texto: Anderson Fattori