01 FEV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GCMs de Santo André passam por treinamento sobre cuidados com animais peçonhentos
Guardas que atuam em áreas de proteção ambiental receberam conceitos sobre socorro, captura e armazenamento de espécies
Santo André, 1º de fevereiro de 2023 - A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realizou nesta semana dois dias de treinamento sobre o manejo e os cuidados com a captura e soltura de animais peçonhentos. A capacitação ocorreu no Centro de Formação (Cefor) da corporação, no Jardim Progresso.

Destinado aos agentes de segurança que atuam em áreas de mata, o treinamento passou conceitos importantes em relação ao reconhecimento das espécies de cobras, se possuem veneno, além de noções sobre a fisiologia do animal, quais são os tipos mais comuns da região, e os hábitos destes animais.

"Começamos esse tipo de treinamento com o objetivo de desmistificar ideias e preconceitos em relação às serpentes. Além disso, é importante não apenas saber agir nos casos de acidente, mas também realizar a captura e soltura destes animais com segurança", destaca Wanderley Chiquezzi, GCM de Santo André responsável pelo treinamento.

Ainda na capacitação foram reforçados conceitos de socorro em casos de picadas, como capturar e realizar a soltura, além dos tipos de soros utilizados e como socorrer possíveis vítimas de picadas. A essência deste treinamento é, sobretudo, permitir que os agentes de segurança consigam agir rapidamente em situações reais.

Autor: Daniel Betega