15 FEV 2023
DESTAQUES
Santo André lança portal com lista de linhas de crédito para empresas
Programa Mais Crédito traz informações sobre oportunidades de empréstimo de instituições públicas e privadas, para pequenas e grandes empresas
Santo André, 15 de fevereiro de 2023 - Para ajudar os empreendedores a encontrarem a linha de crédito ideal para seus empreendimentos, a Prefeitura de Santo André lançou nesta quarta-feira (15) o programa “Mais Crédito Empreendedor”, um portal que traz um portfólio de oportunidades de linhas de crédito disponibilizadas por instituições públicas e privadas e também pelo Banco do Povo. O portal conta ainda com dicas para o uso consciente do crédito, compiladas pelo Sebrae. O acesso à lista de instituições é feito por meio do Portal do Empreendedor, no site da Prefeitura, ou através do endereço http:bit.ly/CreditoSantoAndre

“Esse programa tem a missão de facilitar a vida do empreendedor, colocando em um único canal as informações sobre as diversas linhas de crédito disponíveis para ele. O Mais Crédito traz, além do Banco do Povo, opções de instituições que utilizam recursos governamentais e também que atuam com recursos privados, com informações sobre linhas para vários segmentos. Pode ser para microempreendedores, para grandes empresas, ou até recursos destinados à exportação”, explica o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

“Nós enxergamos o empreendedorismo como um grande gerador de emprego e renda. Pesquisas recentes indicam que cerca de 80% dos empregos no Brasil são gerados pelos micro e pequenos empreendedores, por isso é fundamental que eles tenham acesso ao crédito, que pode proporcionar crescimento. Porque, ao crescer, eles contratam mais funcionários, eles se qualificam mais, investem em novas tecnologias, se tornando empresas mais fortes e mais competitivas”, acrescenta Banzato.

A trajetória de Rodrigo de Camargo Bauer, proprietário da empresa Rofix, que comercializa parafusos e ferramentas em uma unidade localizada em Utinga, é um exemplo da importância do acesso ao crédito, tanto para apoiar a empresa em um momento difícil, quanto para alavancar seu crescimento. A Rofix, criada em 2019, já mudou de lugar três vezes, sempre para espaços maiores.

“Fizemos nosso primeiro empréstimo no Banco do Povo em 2020, para aumentar o estoque na pandemia e assim poder sobreviver e gerar fluxo de caixa. Mas em 2022 fizemos o segundo empréstimo para ampliação da loja, após mudarmos para um endereço novo, o local onde estamos localizados atualmente. Então alugamos mais um local próximo aumentando o espaço para estoque da loja. Isso possibilitou a ampliação do nosso nicho de produtos expostos e, consequentemente, impactou positivamente nas vendas da loja e no espaço para os colaboradores”, conta.

Entre as instituições credenciadas no programa, além do Banco do Povo, já tradicional na oferta de crédito a microeemprededores da cidade, estão também Desenvolve SP (Agência de microcrédito ligada ao Governo do Estado), Prospera - Santander Microfinanças, Somos (Digital Bank), Sicoob Metropolitano, AAX Digital, Accredito e Sicredi.

Superintendente de desenvolvimento no Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das instituições que já aderiram ao Mais Crédito, Diego Schanoski explica que o Sicredi é uma instituição cooperativa comprometida com a vida financeira dos associados e com as regiões onde está presente, com uma atuação que visa construir uma sociedade mais próspera por meio de serviços financeiros com foco em pessoas.

“O crédito é fundamental para o crescimento da Brasil, gera desenvolvimento dos negócios, os empresários crescem, produzem mais, empregam mais e, assim, fortalecem a economia. É por isso que esse programa tem total conexão com o objetivo do Sicredi em desenvolver a economia local, já que atende justamente às demandas de crédito e microcrédito das empresas locais, com condições especiais. Para os empreendedores, esse programa é de extrema importância se pensarmos que conseguir crédito pode ser a solução ideal para impulsionar os negócios, como para compra de materiais, reforma e capital de giro, por exemplo”, afirma.

Empresas interessadas em aderir ao Mais Crédito podem se cadastrar preenchendo a inscrição disponível no portal, na página sobre as linhas privadas, ou entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego pelo e-mail saladoempreendedor@santoandre.sp.gov.br

A Prefeitura de Santo André não se envolve na negociação entre o interessado e as instituições de crédito.

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142