22 FEV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura de Santo André e Semasa levam Moeda Pet aos núcleos Maurício de Medeiros e Ciprestes
Trocas conjuntas com o Moeda Verde ocorrem nesta quinta e sexta-feira

Santo André, 22 de fevereiro de 2023 – Moradores das comunidades Maurício de Medeiros e Ciprestes, em Santo André, começam a participar das trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nesta semana. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/2), respectivamente, além de trocar recicláveis por alimentos, a população poderá trocar garrafas plásticas por ração para cães e gatos.

No núcleo Maurício de Medeiros, as trocas acontecem nesta quinta (23), em frente ao Cesa Cata Preta (na Vila João Ramalho), das 13h30 às 14h30. Já na sexta-feira (24), na Rua Ypê Rosa, é vez da comunidade Ciprestes receber a troca conjunta, também das 13h30 às 14h30.

No Moeda Pet, realizado pelo Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura, levando 20 garrafas PET de dois litros, o munícipe leva pra casa um quilo de ração. Já no Moeda Verde, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cada cinco quilos de resíduos recicláveis podem ser trocados por um quilo de legumes ou frutas, além de uma hortaliça.

Os dois programas trabalham a sustentabilidade de forma transversal, contribuindo para que os bairros fiquem mais limpos; proporcionando alimentos frescos de qualidade para a população, contribuindo para combater a fome; levando ração balanceada para os animais domésticos da população; e aumentando os índices de reciclagem da cidade, beneficiando as duas cooperativas de reciclagem parceiras do município. Ambas as iniciativas ocorrem por meio do Fundo Social de Solidariedade, através do Banco de Alimentos e do Banco de Rações.

Durante as trocas conjuntas, a equipe do Departamento de Bem-Estar Animal também realiza o cadastramento de cães e gatos pertencentes aos moradores das comunidades que participam das trocas.

Autor: Paloma Alvarez