21 MAR 2023
Santo André realiza semana de mobilização contra a dengue
Programação conta com ações nas unidades de saúde, escolas municipais e estaduais, além de tenda de orientação em locais estratégicos
Santo André, 21 de março de 2023 - A Secretaria de Saúde de Santo André está realizando entre os dias 20 e 25 de março a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

As unidades de saúde e escolas (municipais e estaduais) estão realizando ações para debater o tema com alunos e profissionais sobre a responsabilidade individual de combater os focos do mosquito da dengue.

Na última segunda-feira (20), a estação de trem da CPTM Prefeito Celso Daniel recebeu uma tenda de orientação com material informativo, maquetes e amostra do ciclo evolutivo do mosquito (ovo, larva, pupa e mosquito alado).

“Precisamos ficar atentos o tempo todo com o Aedes aegypti e cuidar para que nossa casa não se torne uma armadilha. Nossas equipes realizam vistorias constantes nos locais mais propensos a acumular água com o intuito de eliminar os focos do mosquito, mas é preciso que todos façam a sua parte neste trabalho”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

A programação será encerrada no sábado (25) com uma tenda instalada no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima com profissionais do Departamento de Vigilância à Saúde passando orientações de diferentes medidas de prevenção e sintomas característicos das doenças.

O trabalho de combate ao Aedes aegypti precisa ser contínuo, por isso a administração atua com várias frentes. Uma das iniciativas é a “Brigada contra o Aedes”, que possui mais de 260 órgãos cadastrados e 780 brigadistas treinados para o controle do mosquito.

As escolas municipais, estaduais e particulares, além de contar com brigadistas capacitados para desenvolver a função, recebem materiais educativos para servir de apoio ao discurso a ser utilizado junto aos pais e alunos.

É importante denunciar aqueles que colocam em risco a saúde de outras pessoas mantendo possíveis criadouros do mosquito, registrando reclamação no telefone 0800 019 1944.

Autor: Rafaela Mazarin