31 MAR 2023
Santo André promove Caminhada da Conscientização do Autismo neste domingo
Concentração acontece a partir das 9h, junto com o Domingo no Paço
Santo André, 31 de março de 2023 - O espelho d’água do Paço Municipal de Santo André será o ponto de partida para a Caminhada da Conscientização do Autismo, que acontece neste domingo (2). A concentração terá início às 9h e vai contar com atividades, brincadeiras e jogos psicomotores para a garotada, que integram o programa Domingo no Paço.

A caminhada acontecerá no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, criado com o objetivo de chamar a atenção para a importância da inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Às 10h o grupo começa a percorrer o percurso simbólico que termina no estacionamento da Prefeitura onde são realizadas as atividades do Domingo no Paço, evento de lazer que acontece das 10h às 17h, com jogos esportivos, slackline, jogos de arremesso, triciclos e  brincadeiras diversas com monitores. O percurso, embora curto, deve ter duração de cerca de 40 minutos para que todos possam participar tranquilamente.

A caminhada, que faz parte da programação de aniversário da cidade, é uma realização da Prefeitura de Santo André, com apoio do Comdef (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e de grupos organizados da Sociedade Civil, e vai contar com a presença da clínicas Piu Abilita, Clia Psicologia, Clínica Casa Grande, Clínica Acolha, Casa da Esperança, Clínica Sphera, Clínica Neurocenterkids, Criee, Núcleo Vital, Clínica ABA ABC e Clínica de Comunicação e Fonoaudiologia.

“Queremos que o azul, cor símbolo do autismo, tome conta do Paço Municipal e redondezas, reforçando a mensagem de importância da inclusão da pessoa com TEA e de todas as pessoas com deficiência. Por isso estamos pedindo a todos que venham com camisetas azuis ou brancas. Será um dia de muita alegria e conscientização. Porque uma das principais maneiras de combater o preconceito e a exclusão é o conhecimento, o entendimento sobre a forma de manifestação do espectro autista”, diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento e, ao contrário de pessoas com outras síndromes, como a Síndrome de Down, o autista não possui características que podem ser identificadas pelo olhar, explica Minhoca. “O autismo é um espectro, daí o termo médico Transtorno do Espectro Autista. Quando falamos em espectro, queremos dizer que nenhum autista é igual ao outro e que cada um vai representar a diversidade do transtorno de forma única”, destaca.

CIPTEA – Justamente por conta de o autista não possuir características evidentes, foi criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que assegura às pessoas com TEA o direito à atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados. Para requerer o documento é necessário preencher o cadastro por meio do link https://www.santoandre.sp.gov.br/CarteiraAutista/Forms/PreCadastro/

A CIPTEA é gratuita e opcional, mas é um direito de toda pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantido pela Lei Federal 13.977/20. A legislação é conhecida como Lei Romeo Mion, filho do apresentador Marcos Mion, um dos principais defensores da medida.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Angelo Baima/PSA