29 MAI 2023
DESTAQUES
Santo André adere a programa estadual para o empoderamento de mulheres com deficiência
Programa Todas in-Rede oferece formações online, atividades presenciais e cursos para profissionais da rede de proteção e de apoio às munícipes
Santo André, 29 de maio de 2023 - A Prefeitura de Santo André aderiu nesta segunda-feira (29) ao programa “Todas in-Rede”, uma iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de promover o empoderamento e autonomia das mulheres com deficiência. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Paulo Serra, em evento que contou com a presença do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 53 mil pessoas com deficiência vivem em Santo André. Deste total, cerca de 58% são mulheres.

“Nós temos um grande desafio, que é levar inclusão e acessibilidade para cerca de 3 milhões de pessoas no Estado. Esse desafio só vai ter êxito se nós estivermos alinhados com os municípios, que é onde as pessoas com deficiência moram. Por isso, a adesão de uma prefeitura importante como a de Santo André é fundamental para nós“, disse o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. Santo André é a 75ª cidade do estado a aderir à iniciativa.

Criado em 2020, o Todas in-Rede tem como objetivo incentivar a independência e a autonomia das mulheres com deficiência atuando em quatro eixos principais: trabalho e renda; prevenção à violência; empoderamento feminino e liderança; e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

Os eixos são compostos por ações que vão desde cursos presenciais e online, rodas de conversas, formações para profissionais de apoio e de proteção, campanhas informativas e muito mais. As informações detalhadas estão disponíveis no site acessível do programa:  www.todasinrede.sp.gov.br

“Esse é um programa que tem muita conexão com os conceitos da nossa gestão. Porque quando se fala em inclusão, a primeira ideia que vem à mente está relacionada à superação de barreiras físicas, como rampas de acesso. Mas a questão desse programa vai muito além disso. O Todas in-Rede atua pela inclusão real das pessoas no dia a dia, na sociedade. E é por isso que a gente fez questão de fazer um grande evento. É um programa que vai beneficiar muita gente. E a gestão vai trabalhar para que esta seja uma política pública definitiva na cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca, após a assinatura do termo de parceria, serão agendadas reuniões para definição do perfil do programa, que prevê ações presenciais e virtuais. “Contaremos com apoio de ONGs parceiras, entidades, rede de saúde, assistência social e educação para chegar até essas mulheres”, disse.

“A gente sabe da luta da mulher por igualdade de salários, de direitos de oportunidades no mercado de trabalho, e ter um olhar para mulher com deficiência vem no mesmo sentido do trabalho que está sendo realizado nesta gestão”, reforçou Jobert Minhoca.

Curso - Com inscrições abertas até dia 2 de junho, o curso de Liderança e Empoderamento para Mulheres com Deficiência será o primeiro promovido após a assinatura da parceria com Santo André. Com aulas online e gratuitas, a formação tem como objetivo aprimorar o movimento de independência e liderança feminina das mulheres com deficiência, abordando temas como direitos, saúde, autoestima, entre outros.

O curso é realizado em plataforma acessível (Meet) e conta com certificação. A próxima turma acontecerá nos dias 14/6, 19/6, 21/6 e 26/6, das 19h às 22h. Inscrições pelo link https://bit.ly/CursoTodasInRede2023

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Eduardo Merlino | Vídeo: Renato Silva