21 JUN 2023
Santo André capacita motoristas de ônibus com aulas de Libras
Helber Aggio/PSA
Iniciativa, que vai ensinar expressões básicas da Língua Brasileira de Sinais para uso no dia a dia, vai beneficiar todos os profissionais do transporte do município
Santo André, 21 de junho de 2023 - Cerca de 600 motoristas de ônibus de Santo André vão aprender expressões básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para serem utilizadas no dia a dia do trabalho. A formação compõe pela primeira vez a grade curricular de uma capacitação realizada aos profissionais do transporte que vai abordar também prevenção ao assédio e cuidado com o ciclista.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Mobilidade, SATrans, Sest-Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e Secretaria de Educação.

“Estamos plantando mais uma semente no sentido de construir uma Santo André para todos, desta vez através dos motoristas de ônibus, que levam a nossa  cidade de um lado para outro e levam também nossa comunidade surda. É muito importante que eles saibam o básico e estejam preparados para qualquer tipo de situação, e possam também demonstrar respeito e acolhimento para com os munícipes surdos”, destaca o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.

A ação deve alcançar 100% dos motoristas de ônibus de Santo André. A primeira turma, composta por 30 profissionais, participou da formação na manhã desta terça-feira (20), no Sest-Senat. Ao todo serão formadas 20 turmas.

“Com esta formação, os motoristas conseguirão ampliar seu conhecimento para tornar a viagem dos passageiros mais segura e acolhedora”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Donizeti Pereira.

Manoel Bruno dos Santos é motorista de ônibus em Santo André há 23 anos e com todos esses anos de carreira no transporte público conta que já levou muitas pessoas da comunidade surda e até se arrisca em fazer alguns sinais.

“Eu tenho muitos anos de profissão e fui aprendendo no dia a dia. Acho importante ter essa comunicação, eu gosto. Por isso faço alguns gestos com as mãos, mas não sei se são os corretos. Aqui sei que vou aprender mais e aprender o certo”, diz Manoel dos Santos.

“Oferecemos de forma gratuita essa capacitação, pois entendemos a importância da população ser bem atendida pelos motoristas”, complementa o diretor da SATrans, Carlos Eduardo da Silva.

Autor: Paola Zanei