10 JUL 2023
Santo André reduz em 55% alertas de notificações de perigo na via
Informações foram retiradas do relatório Waze For Cities; cidade foi a primeira do ABC a fechar parceria com o aplicativo
Santo André, 10 de julho de 2023 - Santo André reduziu em 55% as notificações de perigo na via em toda a cidade, segundo o relatório do Waze For Cities, do aplicativo Waze, elaborado pelo Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento. O relatório compara os registros de alertas dos usuários da plataforma no primeiro e segundo trimestres de 2023.

O alerta de perigo na via é utilizado para destacar na maioria das vezes um buraco na via ou algum objeto. A redução dos alertas é resultado da política de investimento em infraestrutura urbana que a Prefeitura de Santo André vem realizando nos últimos anos.

Santo André foi a primeira cidade do ABC a firmar parceria com o Waze, em dezembro de 2022, a fim de contribuir com a gestão da mobilidade urbana e melhor fluidez do trânsito, além do desenvolvimento de relatórios, que ajudam no planejamento da cidade.

Como parceiro, o município envia e recebe informações em tempo real que melhoram a experiência do usuário enquanto se desloca pelas ruas e avenidas de Santo André.

“O que estamos fazendo aqui em Santo André, integrando tecnologia e interação social na ponta com a população, nos torna cada vez mais assertivos em tomadas de decisões e agilidade no atendimento das demandas públicas. Por este motivo firmamos parceria com o Waze, Google e estamos no caminho para integrar outras empresas e startups que desejam impactar nos desafios urbanos”, acrescenta o diretor de Projetos e Planejamento Urbano, Diego Cabral.

Entre as iniciativas da Prefeitura que visam melhorar a infraestrutura da cidade está o programa Rua Nova, que já recapeou mais de 300 quilômetros de ruas e avenidas em toda a cidade. A meta é alcançar 400 quilômetros até o fim de 2024 e continuar contribuindo com a melhora do trânsito na cidade.

Um dos destaques no relatório do Waze é a redução de 35% das notificações na Avenida dos Estados. A melhora dos números em tão pouco tempo é resultado das obras de revitalização da via, entregues em maio. A Prefeitura de Santo André realizou melhoria em 17 quilômetros da avenida, que liga Santo André a São Caetano, São Paulo e Mauá. A revitalização beneficiou cerca de 30 mil motoristas que circulam pela Avenida dos Estados diariamente.

Além do recapeamento de 16,8 quilômetros da via, as intervenções na Avenida dos Estados contemplaram a instalação de 510 luminárias LED, que substituíram antigos modelos de vapor de sódio. Foram instalados ainda 495 novos postes e 13,31 quilômetros de new jerseys (blocos de concreto) ao longo da avenida, às margens do Rio Tamanduateí.

| Texto: Vanessa Soares
| Foto: Alex Cavanha/PSA