21 JUL 2023
COI flagra furto de carga no Centro de Santo André e homem é preso
Câmeras registraram indivíduos levando mercadorias na Rua Álvares de Azevedo nesta sexta-feira
Santo André, 21 de julho de 2023 - Imagens geradas pelas câmeras do Centro de Operações Integradas (COI), da Prefeitura de Santo André, foram determinantes para frustrar um caso de furto de carga na manhã desta sexta-feira (21) na Rua Álvares de Azevedo, região central da cidade.

Por meio do monitoramento, as câmeras do COI acompanharam a movimentação de dois indivíduos em um Palio, que estacionou em frente a um veículo utilitário Fiorino cheio de mercadorias que seriam descarregadas no comércio da região.

Nas imagens é possível ver um dos indivíduos forçando a porta do veículo para arrombá-la e, posteriormente, ter acesso às portas traseiras do utilitário. O homem começa então a retirar as mercadorias e levar para o Palio.

A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionadas e chegaram prontamente ao local. Na abordagem e perseguição, um dos criminosos foi preso e o outro fugiu. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial de Santo André.

Muralha Eletrônica - Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública mostram que vários indicadores estão em queda no município, entre eles o de roubo de cargas, que teve redução de 16% na comparação entre maio deste ano e o mesmo mês do ano passado.

Neste mesmo período, os roubos de veículos caíram 38% e os furtos de veículos tiveram queda de 13%. Os números coincidem com o período de implantação da Muralha Eletrônica de Segurança, formada por um conjunto de 25 novas câmeras de monitoramento instaladas nas áreas de limite com outros municípios.

A Muralha Eletrônica é um serviço de inteligência digital da prefeitura, que funciona em parceria com o sistema Detecta e realiza a leitura de placas de veículos. Desta forma é possível identificar, por exemplo, carros que entram ou saem na cidade que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que façam descarte irregular, além de vans, motos e ônibus que também tenham alguma queixa registrada via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

Autor: Daniel Betega