26 JUL 2023
GCM de Santo André recebe novo armamento para reforçar as ações de segurança
Aquisição faz parte do pacote de investimento realizado pelo município para equipar e valorizar a corporação
Santo André, 25 de julho de 2023 - A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André recebeu 50 novas pistolas, uma carabina semiautomática e uma espingarda que passam a incorporar o armamento da corporação e vão reforçar as ações de segurança no combate à criminalidade. A entrega foi realizada nesta terça-feira (25) no Centro de Operações Integradas (COI).

“Assumimos um compromisso com a população para reforçar, fortalecer e equipar a nossa GCM. Optamos desde o início da gestão em investir na Guarda Civil Municipal, dando condições de trabalho para essa importante corporação. Temos hoje uma guarda equipada com novas viaturas, armamento, uniformes, escudos balísticos e, acima de tudo, uma das mais bem remuneradas do país, graças à aprovação do estatuto da corporação que garantiu aumentos reais", comemorou o prefeito Paulo Serra durante entrega do armamento.

As novas armas foram adquiridas com recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas ao município no valor de R$ 357 mil. A GCM andreense mantém um programa de renovação constante do armamento de sua corporação. Além das 52 novas armas, em fevereiro deste ano 21 pistolas foram adquiridas e, em 2022, a cidade recebeu outros 100 equipamentos lotados anteriormente na Polícia Civil, que foram doados pelo Governo do Estado e incorporaram o armamento balístico da Guarda Municipal.

O prefeito Paulo Serra destacou ainda que, além de todo investimento realizado na GCM, há a necessidade urgente da discussão sobre questões pertinentes ao endurecimento de leis. "Temos que manter em discussão e trazer a pauta da revisão do Código Penal novamente no radar. Insisto e bato nessa tecla sistematicamente, pois não podemos mais viver com essa sensação de impunidade sistêmica, em que se prende a mesma pessoa inúmeras vezes e ela sai livremente pela porta da frente da delegacia", pontuou.

Investimento e valorização - A Prefeitura de Santo André vem investindo fortemente nos últimos anos em inteligência e tecnologia no combate ao crime, e também no processo de valorização e aumento na estrutura operacional da GCM. A cidade ampliou o monitoramento por câmeras, permitindo aumentar a área coberta pelo Centro de Operações Integradas (COI), instalado no Paço andreense.

Além disso, a Muralha Eletrônica é uma realidade na cidade. O sistema, interligado ao Detecta, possibilita que as áreas nos limites com outros municípios sejam monitoradas e que veículos com queixa de roubo ou furto sejam recuperados por meio da leitura das placas.

Em relação à GCM, Santo André uma das corporações mais bem remuneradas do país, graças à aprovação do novo estatuto da Guarda Municipal, que possibilitou aumentos reais de salários e valorização profissional em níveis e cargos.

Novas viaturas também foram adquiridas para reforçar as ações de patrulhamento e de rondas ostensivas pela cidade. São 21 novas viaturas equipadas com sistemas modernos de radiocomunicação, além de 10 motos que são de uso exclusivo da Romo (Rondas com Motocicletas). A GCM recebeu ainda novos uniformes e coletes balísticos para toda a corporação.
Autor: Daniel Betega