26 JUL 2023
Santo André abre inscrições para oficina “Pequeno Cineasta”
Eduardo Merlino
Atividade gratuita é direcionada a jovens com idade entre 12 e 17 anos
Santo André, 26 de julho de 2023 -  Estão abertas as inscrições para jovens com idade entre 12 e 17 anos interessados em participar da terceira edição da oficina gratuita “Pequeno Cineasta” na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (31) por meio do link http://acesse.santoandre.br/PequenoCineasta . As vagas são limitadas.

Composta por dez encontros presenciais, às terças-feiras (das 15h às 17h) de 1º de agosto a 3 de outubro, e um encontro em 23 de setembro (das 15h às 19h), a oficina é realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a de Educação. Nas aulas, através de exercícios práticos com equipamentos profissionais, os alunos serão introduzidos no universo cinematográfico vivenciando as etapas do processo de filmagem desde a criação do roteiro, decupagem, operação de câmera, luz, arte, direção, som e montagem, para então produzir um curta-metragem.

A oficina "Pequeno Cineasta" é uma criação da atriz, cineasta e produtora Daniela Gracindo, filha e neta de atores, que colocou em ação sua ideia de introduzir as crianças ao mundo do cinema quando reuniu um grupo de crianças e jovens para aprender a fazer filmes no estúdio onde trabalhava na produção do documentário em homenagem a seu avô paterno, “Paulo Gracindo - O Bem-Amado”.

Ao final da oficina, o processo de realização, making of, curtas-metragens e formato digital produzidos pelos alunos será exibido no Cine Theatro Carlos Gomes em sessão para convidados na 10a edição do Festival Internacional "Pequeno Cineasta", que acontecerá neste ano. A exibição contempla produções não somente desta nova turma da Emia, mas também das três outras turmas que participaram de oficinas realizadas ao longo deste ano na Emia e nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) Santo Alberto e Vila Floresta.

O projeto "Pequeno Cineasta", que já formou mais de 50 turmas desde sua criação, deu origem ao Festival Internacional Pequeno Cineasta, um projeto pioneiro no Brasil, que apresenta exclusivamente filmes realizados por crianças e jovens do mundo todo.

Mais informações pelo telefone: 4476-7437.

Serviço:
Inscrições para a oficina gratuita ‘Pequeno Cineasta’, com Daniela Gracindo
Destinada a jovens com idade de 12 a 17 anos
Link para inscrições: http://acesse.santoandre.br/PequenoCineasta
Inscrições: até 31 de julho
Local: Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) Aron Feldman - Avenida Itamarati, 536 - Parque Jaçatuba
Aulas de 1º de agosto a 3 de outubro, das 15h às 17h e, no dia 23 de setembro, das 15h às 19h
Mais informações pelo telefone: 4476-7437
Atividade gratuita