27 JUL 2023
Cine Theatro Carlos Gomes recebe Sinfônica de Santo André no fim de semana
Alex Cavanha
Concerto de julho da temporada 2023 terá pássaros como temática; entrada é gratuita
Santo André, 27 de julho de 2023 - O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes recebe neste fim de semana (28 e 29), a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) para apresentação do concerto de julho da temporada de 2023.

Com uma apresentação composta por obras relacionadas aos pássaros, a orquestra se apresenta no sábado, às 19h30, e no domingo, às 11h. A entrada é gratuita por ordem de chegada. É sugerida a doação de alimentos não perecíveis ou itens para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade.

“Neste final de semana teremos um concerto bastante diferenciado, porque escolhemos como temática do programa todas as aves que dão nome a algumas das obras sinfônicas mais famosas que já foram escritas”, contou o maestro Abel Rocha, durante ensaio realizado nesta quarta-feira (26).

O programa traz “Os pássaros”, de Otorino Respik, a suite “O galo de ouro”, de Nikolai Rimsky-Korsakoy, e a suite “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky. Suite é como se chama o conjunto de movimentos instrumentais dispostos com algum elemento de unidade para serem tocados sem interrupções.

“Teremos também a estreia da obra de um compositor brasileiro, Marcelo Dino, ‘O canto da Fênix’, composta no ano passado”, acrescentou o maestro. A obra foi criada entre os meses de abril e julho de 2022, a partir de encomenda realizada pela Sala Cecília Meireles (RJ). Concebida em um único movimento, possui duas ideias musicais apresentadas logo no início da peça.

O canto da Fênix surge no primeiro instante, entoado pela flauta e acompanhado por uma delicada textura nas cordas. Separada por uma pequena transição - executada pela harpa, clarinete, trompas e vibrafone -, a segunda ideia musical é então apresentada na sequência, pelos violinos e fagotes.

O concerto segue com “Os pássaros”, composto por Ottorino Respighi, em 1928. Respighi foi um compositor, musicólogo, pianista, violista e violinista italiano que é muito conhecido pela autoria da Trilogia Romana e pelas três suites de Árias e Danças Antigas, onde destacou sua afeição pela música antiga. A suíte representa uma outra expedição ao passado, em que o compositor transforma cinco peças de teclado características do século XVII e XVIII para pequena formação orquestral.

Na sequência, a Sinfônica de Santo André interpreta a suite “O galo de ouro”, que é o título em português de uma ópera em três atos composta pelo russo Rimsky-Korsakov, em 1909. É baseada em um poema e 1834, do escritor Alexander Pushkin.

Por fim, o concerto se encerra com “Pássaro de fogo”, obra escrita por Igor Stravinsky em 1910, para as companhias de balé russas. É inspirada em uma fábula russa de mesmo nome e tornou Stravinsky famoso rapidamente em toda a Europa.

Serviço:
Concerto “Pássaros” da Orquestra Sinfônica de Santo André | Temporada 2023
Data: 29/7 (sábado) às 19h30; e 30/7 (domingo) às 11h
Local: Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
Endereço: Rua Senador Fláquer, 110 - Centro

Programa:
Marcelo Dino - O canto da Fênix (2022)
Ottorino Respighi - Os pássaros (1928)
Nikolai Rimsky-Korsakov - Suíte "O galo de ouro" (1910)
Igor Stravinsky - Suíte "O pássaro de fogo" (1909/1911)
Regência: maestro Abel Rocha
Indicação: Livre