27 JUL 2023
DESTAQUES
Programa de Turismo Industrial de Santo André realiza visita à Unipar
Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul conheceram a fábrica que completou 75 anos de existência na última terça-feira
Santo André, 27 de julho de 2023 - A fábrica de Santo André da Unipar, empresa que completou 75 anos de história na cidade na última terça-feira (25), recebeu nesta quinta-feira (27) a primeira ação do ano do programa de Turismo Industrial e de Inovação do Parque Tecnológico. A visita guiada, que apresentou a empresa para 42 alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), aconteceu por meio do Programa Fábrica Aberta da Unipar.

A fábrica está em fase final do projeto de expansão de capacidade, que terá investimentos totais de R$ 100 milhões. Atualmente, a planta andreense é responsável pela produção de 300 mil toneladas de PVC e 180 mil toneladas de soda cáustica líquida por ano. A unidade gera aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.

“O setor químico é mais um dos segmentos estratégicos para a cidade de Santo André e para a região do ABC e está muito bem representado pela Unipar. A empresa é parceira do poder público em diversas ações, inclusive no nosso programa de Turismo Industrial e de Inovação. Por isso, esta é uma oportunidade para agradecer a empresa e também parabenizá-la pelos 75 anos de história na cidade. Essa é uma das gigantes presentes em Santo André”, destacou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

O Turismo Industrial é um dos programas do Parque Tecnológico de Santo André e se soma a diversas ações que são realizadas no município em prol do turismo, segmento importante gerador de emprego e renda.

O programa de Turismo Industrial oferece aos visitantes uma opção diferenciada de atrativos turísticos, onde o foco é conhecer processos produtivos, de gestão e bens industriais. A proposta é ampliar as possibilidades de interlocução entre as instituições de ensino – principalmente ensino superior – e as empresas instaladas na cidade. Além de técnicas, as visitas podem ser de lazer como é o caso do beer tour na Cervejaria Madalena.

Para a Unipar, o programa Fábrica Aberta permite à empresa demonstrar que é possível produzir em harmonia com a natureza e também se aproximar da comunidade, mantendo a transparência com os seus visitantes e as populações locais. O programa foi idealizado em Cubatão em meados dos anos 80 e implementado na unidade de Santo André em 2018.

Aniversário - A fábrica de Santo André foi inaugurada no dia 25 de Julho de 1948. A história da unidade, no entanto, começa em 1941, quando a Solvay chega ao Brasil e se instala no município de Santo André, sob o nome de Indústria Química Eletro Cloro. A primeira fábrica produzia soda cáustica, cloro e hipoclorito de sódio.

Dentro da estratégia de diversificação das atividades, a produção de PVC se iniciou em 1956; a de compostos de PVC, em 1958; e a de polietileno de alta densidade, em 1962. Em 2016, a Unipar anunciou a compra de 70,59% do capital da Solvay Indupa por US$ 202 milhões. Desta forma, passou a ser a dona da fábrica de Santo André.

Setor químico - A Unipar faz parte de um importante e estratégico setor para a economia de Santo André. No município, o setor químico respondeu por quase 53% do Valor de Transformação Industrial (VTI) em 2017, o que possibilita estimar que o setor responde por aproximadamente 10% do PIB andreense.

No ano de 2017, o VTI em Santo André somou R$ 5,3 bilhões e o PIB Industrial R$ 5,6 bilhões. No ABC, o setor corresponde a cerca de 6% do PIB, região esta que possui o primeiro Polo Petroquímico do Brasil, que fatura aproximadamente R$ 10 milhões por ano.

Santo André e Mauá, até mesmo pela presença do Polo Petroquímico na região, abrigam, conjuntamente, aproximadamente 70% da produção do setor químico no ABC.

Confira mais informações do setor químico e petroquímico de Santo André no link: https://www3.santoandre.sp.gov.br/parquetecnologico/eixo-setor-quimico/

| Texto: Paola Zanei e Renan Muniz
| Fotos: Divulgação