04 AGO 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Santo André terá novo sistema de comunicação, óculos inteligentes e câmeras
Prefeitura lançou nesta quinta o programa GCM 5.0, pacote de investimentos em tecnologia na área da segurança
Santo André, 3 de agosto de 2023 - A Prefeitura de Santo André anunciou nesta quinta-feira (3) um pacote de investimentos em tecnologia na área da segurança com aquisição de novos equipamentos digitais que serão utilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM).

O pacote contempla um novo sistema de comunicação da GCM com 130 rádios portáteis, 40 rádios móveis, além de 50 câmeras corporais (body cams), 20 tablets e cinco óculos inteligentes.

"Mantemos uma política de investimento em tecnologia importante para nossa cidade. E hoje apresentamos equipamentos que serão embarcados imediatamente nas viaturas e utilizados por nossos GCMs, itens que serão instrumentos importantes para redução de índices criminais na cidade. Não tenho a menor dúvida que essas ferramentas vieram para ficar e garantir mais agilidade no trabalho que nossos guardas realizam", destacou o prefeito Paulo Serra, durante apresentação dos novos equipamentos na tarde desta quinta-feira.

Uma das inovações é a troca do sistema de comunicação da GCM, que usava uma tecnologia antiga por radiofrequência e que passa a funcionar em um sistema híbrido, utilizando a cobertura da rede de celular para os novos rádios portáteis adquiridos.

O antigo sistema de comunicação, além de ter um custo elevado, tinha transmissão de dados limitada, especialmente em áreas mais distantes da região central. A nova tecnologia transmite dados por meio de internet com áudio, textos e imagens, possibilitando maior eficiência e controle operacional.

Além desse novo sistema foram adquiridas câmeras corporais (body cams), que serão utilizadas pelos GCMs para captura de imagens das ações policiais em áudio e vídeo, e com sistema de geolocalização, possibilitando realizar a transmissão ao vivo para a Central de Operações da Guarda Civil Municipal. Os novos equipamentos adquiridos contam ainda com rádios portáteis com transmissão digital de voz, permitindo troca de informações com maior segurança e eficiência. Nas viaturas, todas também foram equipadas com sistema de comunicação digital também.

Tablets instalados nas viaturas serão utilizados para identificação de vestígios não visíveis a olho nu, para o registro de evidências e provas, com maior precisão e praticidade no transporte. Um console de despacho para a Central de Comunicação (Cecom) da GCM também foi adquirido permitindo a integração dos sistemas de comunicação digital e analógica, com tráfego criptografado de dados e informações, permitindo uma melhor visualização da origem das chamadas e um tempo de resposta mais efetivo na coordenação das operações.

Outra inovação foi a aquisição de óculos inteligentes, que serão utilizados pelos GCMs em ações especiais, como grandes eventos e operações. Os equipamentos realizam transmissão em tempo real, permitindo que a equipe de apoio no Centro de Operações Integradas (COI) tenha acesso à visão do agente na rua.

Os óculos também têm a capacidade de reconhecer procurados pela Justiça por meio de reconhecimento facial. Essa funcionalidade será possível com a disponibilização do banco de dados da Secretaria de Segurança Pública de Estado, parceria que está em tratativas com o Governo do Estado de São Paulo.

A nova tecnologia dos óculos inteligentes beneficiará não apenas a GCM, mas também o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e a Defesa Civil, que poderão compartilhar informações e dados em ações específicas realizadas pela cidade.

Investimento e valorização - A Prefeitura de Santo André vem investindo fortemente nos últimos anos em inteligência e tecnologia no combate ao crime, e também no processo de valorização e aumento na estrutura operacional da GCM. A cidade ampliou o monitoramento por câmeras, permitindo aumentar a área coberta pelo Centro de Operações Integradas, instalado no Paço Municipal.

Além disso, a Muralha Eletrônica é uma realidade na cidade. O sistema, interligado ao Detecta, possibilita que as áreas nos limites com outros municípios sejam monitoradas e que veículos com queixa de roubo ou furto sejam recuperados por meio da leitura das placas.

Em relação à GCM, Santo André tem uma das corporações mais bem remuneradas do país, graças à aprovação do novo estatuto da Guarda Municipal, que possibilitou aumentos reais de salários e valorização profissional em níveis e cargos.

Novas viaturas também foram adquiridas para reforçar as ações de patrulhamento e de rondas ostensivas pela cidade. São 21 novas viaturas equipadas com sistemas modernos de radiocomunicação, além de 10 motos que são de uso exclusivo da Romo (Rondas com Motocicletas). A GCM recebeu ainda novos uniformes e coletes balísticos para toda a corporação.

| Texto: Daniel Betega
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA