05 AGO 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Peregrinação da Fé celebra aniversário de 134 anos do padroeiro de Paranapiacaba
Evento será realizado neste domingo com percurso de 17 km entre Rio Grande da Serra e a vila inglesa
Santo André, 5 de agosto de 2023 – Será realizada neste domingo (6) a segunda edição da “Peregrinação da Fé - Pelos Caminhos do Padre Capra”, passando por quatro edificações históricas entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba.

O objetivo do evento é resgatar a história da cultura local através da manifestação religiosa, além de homenagear Padre Luiz Capra, criador do monumento Divino Redentor, e comemorar o aniversário de 134 anos do padroeiro da vila inglesa fundada pelos ferroviários, Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba.

O percurso total será de 17 km, com a concentração marcada para as 5h20 em frente à Paróquia São Sebastião, localizada na Avenida Francisco de Morais Ramos, 40, centro de Rio Grande da Serra. A benção e a saída serão às 6h.

No caminho os participantes irão visitar a Igreja Nossa Senhora das Graças, em Rio Grande da Serra; o monumento Divino Redentor, em Santo André; com chegada prevista para as 10h na Igreja Senhor do Bom Jesus de Paranapiacaba.

A celebração final será a missa com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipolini, marcada para as 10h30 na Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba.

Para participar é necessário se inscrever antecipadamente pelo e-mail smaparanapiacaba@gmail.com. Recomenda-se comparecer com roupas confortáveis, tênis e garrafa plástica de água. Todos receberão certificados. Quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível para ser distribuído às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“É admirável participar de uma atividade em homenagem ao nosso padroeiro exaltando a fé cristã, com participação da sociedade civil , católicos e atletas amadores”, ressalta o secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli.

O evento tem apoio das Prefeituras de Santo André e Rio Grande da Serra, Paróquia de São Sebastião/RGS e comissão da Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba.

Padre Luiz Capra - Nascido na Itália em 1878, chegou ao Brasil em 1905. Foi missionário de São Carlos. Em 1909 se transferiu para a região e atuou na linha Mauá/Paranapiacaba, onde construiu o monumento Divino Redentor.
Autor: Janete Ogawa