09 AGO 2023
SEMASA
Semasa lança programa Ponto Limpo para combater descarte irregular de resíduos
Iniciativa sensibiliza população a destinar corretamente os resíduos e participar do processo de revitalização de áreas degradadas

Santo André, 9 de agosto de 2023 – Quem passou pelas ruas do Parque Capuava, em Santo André, na manhã desta quarta-feira (9), se deparou com uma equipe animada que cantava, dançava e conversava com a população chamando a atenção para uma prática que impacta negativamente na preservação ambiental e, consequentemente, na qualidade de vida: o descarte irregular de resíduos.

A intervenção sociocultural foi realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas), com o objetivo de divulgar o início do programa Ponto Limpo. De radiocicleta, acompanhada de uma boneca de olinda batizada de Dona Ivone, a equipe abordou moradores e comerciantes e entregou materiais educativos.

“Com o programa Ponto Limpo, nós vamos requalificar espaços que sofrem com o descarte irregular de resíduos, transformando esses locais com intervenções artísticas e a implantação de áreas verdes e de lazer, estacionamentos e praças”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Espaços que sofrem com o depósito ilegal de entulho, madeira, móveis e outros resíduos também poderão ser beneficiados com arte em grafite, trazendo novas cores e vida ao ambiente. Antes iniciar as intervenções, o Semasa mobiliza a população para a prática da separação e do descarte corretos de resíduos úmidos e secos, informando e esclarecendo dúvidas em relação aos serviços de coleta porta a porta e das Estações de Coleta, locais onde os munícipes podem levar diversos tipos de resíduos volumosos.

“A proposta é envolver a população nas questões ambientais, sensibilizando-a a agir corretamente para evitar a poluição do meio ambiente, a proliferação de doenças e os problemas de alagamento. O diálogo permite que as pessoas sejam multiplicadores de informações e protagonistas da transformação socioambiental”, afirma o superintendente-adjunto e diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.

Entre os bairros Parque Capuava e Alzira Franco há cerca de 10 pontos de descarte irregular de resíduos. Um deles fica na esquina das avenidas Ayrton Senna e dos Estados e recebeu ação de limpeza nesta quarta-feira. Só neste ano, no mesmo local, foram gastos R$ 122.538 para executar serviços de remoção, limpeza e transporte de resíduos.

O Semasa seguirá realizando a mobilização e intervenção sociocultural na região ainda no mês de agosto. No dia 19, um local na Rua Verde Mar, no Parque Capuava receberá arte em grafite e colocação de vasos com plantas. O evento ocorrerá das 9h às 12h.

Autor: Susi Elena