10 AGO 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Santo André recupera carro roubado com auxílio de imagens do COI
Autor do roubo, que é menor de idade, foi apreendido
Santo André, 10 de agosto de 2023 - A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André recuperou na noite desta quarta-feira (9), com auxílio de imagens do Centro de Operações Integradas (COI), um veículo modelo Volkswagen T-Cross que havia sido roubado na Avenida Prestes Maia. Os guardas também apreenderam o autor do roubo, que é menor de idade.

Assim que as câmeras do COI detectaram que o veículo havia sido roubado, viaturas da GCM foram acionadas e realizaram o cerco ao automóvel na Avenida Industrial. O autor do roubo, quando avistou os GCMs se aproximando, fugiu no sentido contrário da avenida. Os guardas partiram então na busca do indivíduo, que se escondeu em uma caçamba de lixo na Rua Conselheiro Justino, onde foi apreendido.

O menor de idade e o veículo produto de roubo foram levados para a Central de Polícia Judiciária para a realização das condutas necessárias e devolução do automóvel para a vítima.

Investimento em tecnologia - A Prefeitura de Santo André investe fortemente em inteligência e tecnologia no combate ao crime, além de garantir aumento na estrutura operacional da GCM. A cidade ampliou o monitoramento por câmeras, permitindo aumentar a área coberta pelo COI, instalado no Paço Municipal.

Além disso, a Muralha Eletrônica é uma realidade na cidade. O sistema, interligado ao Detecta, possibilita que as áreas nos limites com outros municípios sejam monitoradas e que veículos com queixa de roubo ou furto sejam recuperados por meio da leitura das placas.

Autor: Daniel Betega