10 AGO 2023
GCM de Santo André frustra tentativas de furto de fiação e prende duas pessoas
Imagens do COI foram determinantes para a chegada de viaturas e prisões em flagrante
Santo André, 10 de agosto de 2023 - A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André frustrou duas tentativas de furto de fiação elétrica na madrugada desta quinta-feira (10). Uma das ocorrências foi registrada na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Arquiteto Estevão de Faria, localizada na Rua Luiz Gomes Pain, no Jardim Marek.

O sistema de monitoramento da unidade, interligado ao Centro de Operações Integradas (COI), flagrou um indivíduo praticando furto de fiação. O alarme da escola foi acionado e viaturas da Guarda Civil Municipal foram enviadas ao local.

Chegando à escola, os guardas prenderam em flagrante um homem que havia retirado 50 metros de fiação da Emeief, além de duas torneiras metálicas. O autor do furto foi encaminhado para a Central de Polícia Judiciária, na Vila Mazzei, onde permanece à disposição da Justiça.

A segunda ocorrência atendida pela Guarda Civil Municipal nesta madrugada foi um furto a uma residência na Rua Amaro, no Jardim Europa, onde outro indivíduo estava retirando fiação elétrica da casa.

Equipes da 3ª Inspetoria da GCM que estavam no monitoramento e patrulhamento foram acionadas pelo COI e, ao chegarem ao local, prenderam em flagrante o autor do crime. O mesmo foi conduzido pela Central de Polícia Judiciária, na Vila Mazzei, onde permanece à disposição da Justiça.

Escolas monitoradas - A Prefeitura de Santo André aumentou nos últimos meses as rondas nas escolas da cidade realizadas pela GCM e também ampliou o monitoramento por imagens nas unidades. As imagens são acompanhadas em tempo real no Centro de Operações Integradas.

Autor: Daniel Betega