21 AGO 2023
Santo André promove 2ª Semana da Pessoa em Situação de Rua
Programação conta com diversas atividades que serão realizadas no Centro POP
Santo André, 21 de agosto de 2023 - A Secretaria de Assistência Social de Santo André iniciou nesta segunda-feira (21) a 2ª Semana da Luta da População em Situação de Rua. Serão realizadas diversas ações como apresentações musicais, assessoramento jurídico, refeições especiais, entre outras atividades, visando o empoderamento e o fortalecimento da autoestima.

As ações serão feitas no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), localizado na Avenida Queirós dos Santos, 736, no Centro. A abertura contou com um sarau musical e uma roda de capoeira. Durante a tarde, além do lanche especial, foram promovidas atividades simultâneas, jogos lúdicos e rodas de conversa.

O evento é realizado em alusão ao Dia Nacional da População em Situação de Rua, em 19 de agosto. A data foi escolhida por conta do "Massacre da Sé", quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas na Praça da Sé, em 2004.

"Nós estamos à frente da Secretaria há quase cem dias tentado melhorar os serviços, humanizar ainda mais o trabalho, tanto dos profissionais, mas especialmente da população em situação de rua. O programa Acolhe, que nós criamos aqui em Santo André, busca construir um caminho de emprego, moradia e qualificação profissional para todos aqueles que desejam ser reinseridos de uma certa forma na sociedade", destacou o secretário de Assistência Social, Andre Scarpino.

Matheus, usuário do equipamento, participou do sarau lendo um poema e agradeceu o apoio da equipe do Centro POP. "Você está na rua por diversas situações, mas essa pedra você pode passar por cima e reconhecer quando você já não tem mais ninguém. Você se prende a Deus, eu tenho muita fé, essa pedra ela não está ali para nos parar, está para a gente superar e melhorar cada vez mais. Muito obrigado a toda equipe e a técnica Silvia, que eu amo demais", finalizou.

Nesta terça-feira (22), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizará ação de sustentabilidade, geração de renda e brechó sustentável, no Centro POP, das 9h às 11h. Das 14h às 16h haverá a tarde da beleza, que será realizada pelo Iesp Cursos Profissionalizantes.

Na quarta-feira (23), das 9h às 16h, a Unidade Básica de Saúde Centro e do Consultório na Rua, promovem uma ação com os usuários, onde terão palestras e testes rápidos de HIV, Sífilis e Tuberculose.

Na quinta-feira (24), das 9h às 12h, os usuários receberão atendimento de defensor público, com uma técnica da Caef (Central de Atendimento ao Egresso e à Família) e participarão de uma palestra com a equipe da CPETR  (Central Publica de Emprego, Trabalho e Renda). No período da tarde, das 14h às 15h, participam de cronograma de ginástica laboral, em parceria com a Coop.

Na sexta-feira (25), das 10h às 12h, os usuários participam de uma roda de conversa com a equipe do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). No período da tarde, das 14h às 16h, participam de um momento de cultura e lazer, propiciado pelo grupo de samba do Caps III - Iana Profeta.

Autor: Daniele Vieira