30 AGO 2023
Creches de Santo André realizam ações de incentivo ao aleitamento materno
Iniciativas, que reforçam a campanha do Agosto Dourado, têm objetivo de destacar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças
Santo André, 30 de agosto de 2023 - A Secretaria de Educação de Santo André está realizando ações do Agosto Dourado em 44 creches municipais envolvendo mais de 9 mil crianças e suas respectivas famílias. A campanha tem o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento dos pequenos.

Em todas as creches municipais de Santo André há um espaço permanente reservado para amamentação, com poltrona e um ambiente favorável para este momento especial entre as mães e seus bebês.

Evelyn Ariane de Brito é mãe do Henrique, de 1 ano e 7 meses, e também é professora na creche Heitor Villa-Lobos. Vivendo as duas funções, ela elogiou uma das iniciativas realizadas nesta semana, um encontro de mães para troca de experiências e reflexão sobre o Agosto Dourado.

“Eu, como mãe e professora, digo que essa ação é muito bem-vinda no sentido de reforçar a importância do leite materno e a utilização deste espaço na creche para acolhimento”, destaca Evelyn.

A diretora da creche, Fernanda Piveta de Oliveira, reconhece a importância da ação. “O foco é justamente incentivar as mães a amamentarem em casa e, a partir da estrutura que oferecemos, amamentar aqui na unidade escolar também”.

O nome dado à campanha Agosto Dourado está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite humano. “A amamentação é uma fonte maravilhosa de alimentação e essa ação é essencial para incentivar essa prática”, pontua a professora de berçário Karla da Silva Pinto.

“Na rotina da creche, enfatizamos e esclarecemos sobre o processo de amamentação, que é um direito das mães e dos bebês”, completa a professora de berçário Luciana Giani Pereira Justo.

Acolhimento - Além da importância da amamentação, contar com uma rede de apoio também faz a diferença, como enfatiza Danielle Gonçalves de Oliveira, mãe do Gustavo, de 2 anos e 3 meses, que estuda na creche Maria Dolores Felipe Silva.

Danielle lembra que, ainda grávida, começou a se preparar para o momento de não estar ao lado do filho em tempo integral. “Não bastava só o meu desejo de continuar amamentando o meu bebê até que ele pudesse receber outros tipos de alimentos, era essencial ter uma rede de apoio, tanto dos familiares, conhecidos e também da creche. Isso mesmo, da creche. E, acreditem, foi onde eu achei uma maravilhosa rede de apoio”, relata.

A mãe do Gustavo diz que, ao se sentir acolhida e incluída no projeto para incentivar o aleitamento materno, levava o seu leite congelado, devidamente etiquetado com o nome do bebê e a data em que foi coletado.

“Na creche ele era descongelado, aquecido e oferecido ao meu pequeno com doses extras de carinho e cuidados. Além disso, também me deixavam à vontade para, se necessário, amamentar o meu bebê lá também, permitindo que ele se alimentasse de uma joia que é para a vida toda: o leite materno”, conta Danielle, emocionada.

Capacitação - No início do mês de agosto, a Secretaria de Educação realizou uma formação com as equipes gestoras e os conselhos de escola destacando a importância do aleitamento materno, além de trazer orientações sobre como incentivar e acolher as mães neste momento, reforçando o processo de ordenha, higienização e armazenamento para coleta de leite.

Em um segundo momento, a rede municipal ofereceu formação com profissionais da Educação, incluindo professores, agentes de desenvolvimento infantil, estagiários e lactaristas, para esclarecimentos das dúvidas, enfatizando processos e qualificação para incentivar o aleitamento materno e como ofertar o leite materno, caso a mãe seja impossibilitada de ir à unidade.

Estas ações têm organização de maneira conjunta entre a Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Educação Infantil, Secretaria de Saúde e Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Autor: Caroline Terzi