06 SET 2023
Guardas municipais de Santo André salvam bebê de engasgamento
Caso aconteceu na noite desta terça no bairro Recreio da Borda do Campo
Santo André, 6 de setembro de 2023 - Dois guardas-civis municipais de Santo André salvaram uma bebê de apenas cinco dias de vida na noite desta terça-feira (5) no bairro Recreio da Borda do Campo. A criança tinha ficado sem respirar após se engasgar com leite materno.

Os GCMs André José Eduardo de Faveri e Rodrigo Amaral Gomes estavam em ronda pela Rua Suçuarana, nas proximidades da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Chico Mendes, quando avistaram o pai saindo de sua residência pedindo socorro aos agentes de segurança, pois sua filha havia engasgado com leite materno e estava desacordada.

De imediato os dois guardas levaram a criança para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Luzita e, no percurso, iniciaram uma manobra de reanimação conhecida como Heimlich, técnica de primeiros socorros que induz uma tosse artificial para que o objeto seja expelido da traqueia.

Após a desobstrução das vias aéreas, a recém-nascida voltou a respirar ainda dentro da viatura da GCM. A criança passou por atendimento médico na UPA e posteriormente foi transferida para hospital da rede privada, onde permanece internada em observação.

Autor: Daniel Betega