06 SET 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Levantamento aponta Santo André com uma das menores taxas de homicídio do país
Mapeamento de empresa de tecnologia utiliza dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade do Ministério da Saúde e do Censo 2022
Santo André, 6 de setembro de 2023 - O município de Santo André aparece na oitava posição entre as cidades com menores taxas de homicídios do país, considerando os municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Os dados foram compilados no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, que leva em consideração informações do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento usou parâmetros para estabelecer os índices de segurança nas cidades de todo o Brasil, e foi calculado conforme a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Para se chegar a este índice, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo foi feito pela empresa de tecnologia MySide.

Para realizar o cálculo foram analisados os dados dos 1,5 milhão de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA, do Ministério da Saúde. A metodologia utilizada classificou os municípios em quatro categorias, com ranking geral (dados de todo o país), cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes e cidades com população maior que 1 milhão de habitantes.

Santo André, nesta categoria, ocupou a oitava posição entre as cidades mais seguras do Brasil com população entre 500 mil e 1 milhão de pessoas, com 11,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. No ranking geral, o município de Jaraguá do Sul (SC) ficou na primeira posicão, Indaiatuba (SP) ficou na liderança em cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes, e Uberlândia (MG) obteve a melhor posição entre os municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Guarulhos (SP) ocupou o primeiro lugar entre cidades com mais de 1 milhão de moradores.

"Mesmo a segurança sendo uma atribuição estadual, estamos investindo continuamente em segurança pública, para proporcionar uma cidade cada vez melhor para se viver. Ampliamos o monitoramento por câmeras, implantamos a Muralha Eletrônica de Segurança e entregamos novos equipamentos, viaturas e armamentos para nossa Guarda Civil Municipal. São instrumentos importantes que, juntamente com as operações integradas em parceria com as polícias, reduzirão ainda mais os índices criminais”, afirma o prefeito Paulo Serra.

O relatório completo está disponível no link https://myside.com.br/cidades-mais-seguras-brasil-anuario-2023.pdf

Autor: Daniel Betega