20 SET 2023
FUNDO DE SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Núcleo de Inovação Social promove exposição no Shopping ABC
Programas, projetos e ações realizadas desde 2017 são tema central da mostra

Santo André, 20 de setembro de 2023 - O Núcleo de Inovação Social da Prefeitura de Santo André promoverá uma exposição, entre 20 de setembro e 20 de outubro, no Shopping ABC. A Mostra do Núcleo de Inovação Social, que está disponível para visitação no piso 1 do centro de compras, vai apresentar números, resultados e ainda apresentar o caminho para quem deseja ser um parceiro no trabalho desenvolvido.

O Fundo Social de Solidariedade de Santo André foi reativado em 2017 e, desde então, colocou em prática programas, projetos e ações em prol da população em situação de vulnerabilidade. Pouco a pouco, entidades assistenciais foram se cadastrando e atualmente são 122 instituições beneficiadas pelas atividades, que auxiliam aproximadamente 50 mil pessoas.

O prefeito Paulo Serra realizou a abertura da exposição ao lado da primeira-dama Ana Carolina Serra, da presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, da gerente de marketing do Shopping ABC, Flavia Tegão, além de outras autoridades.

“Hoje estamos aqui celebrando o sucesso dos nossos programas solidários. É uma espécie de prestação de contas daquilo que foi feito nestes tempos. O espírito solidário que está presente na cidade de Santo André tem ligação direta com a certeza de isso vai fazer diferença na vida de alguém, que vai chegar no lugar certo, com critério, equipe, política pública, estudo e diagnóstico envolvidos. Continuem doando porque tudo o que vocês fazem ajudam a construir uma cidade melhor para muita gente”, ressaltou o prefeito Paulo Serra.

“Este é um mês muito especial, afinal em 28 de setembro de 2017 inaugurávamos aqui no Shopping ABC a primeira Loja Solidária, que veio de ideia que muitos julgaram estapafúrdia e hoje mostramos que deu muito certo. Milhares de andreenses solidários continuam fazendo as doações e ajudando quem mais precisa. Por isso a importância dessa exposição: mostrar que todas essas doações chegam às mãos de quem mais precisa”, destacou Ana Carolina Serra.

“São vários os objetivos desta exposição, como deixar visível e acessível para quem precisa de ajuda e quem quer ajudar todos os projetos do Núcleo de Inovação Social; fortalecer ainda mais o relacionamento entre todos os setores, seja público, privado e terceiro setor, chamando atenção de novos parceiros e assim fazer com que todas essas ações tenham alcance cada vez maior; e o principal: agradecer todos os andreenses por tudo o que temos realizado juntos em nossa cidade”, explicou Ana Claudia de Fabris.

Na exposição, estarão apresentadas as ações do Banco de Alimentos e do Santo André Solidária, os programas Moeda Verde, Moeda Pet e Saúde no Prato, os cursos gratuitos da Escola de Ouro Andreense, projetos como o Costurando com Amor e o Mãe Andreense, e os eventos, como a Feira da Fraternidade, o Arraial Solidário e o Natal Solidário.

Ana Claudia ainda apresentou o que o público vai encontrar no espaço. “São painéis explicativos e que também levam para nosso site, onde o público poderá fazer busca de tudo o que é realizado, se inscrever como parceiro, fazer inscrição na Escola de Ouro, buscar as entidades. É uma exposição muito informativa.”

Essa é mais uma ação realizada em parceria da Prefeitura de Santo André com o Shopping ABC, parceiro de longa data da administração e também do Fundo Social de Solidariedade – como citado anteriormente, o centro de compras foi o primeiro a contar com uma das quatro Lojas Solidárias instaladas nos shoppings da cidade (e que permitem doações intermitentes).

"O Shopping ABC acompanha as transformações da nossa região como um todo e essa parceria com a Prefeitura de Santo André reforça a importância do empreendimento em levar informações sobre os projetos da administração aos clientes, permitindo que os nossos visitantes também possam ter ciência dessas inúmeras ações, mantendo ainda um olhar atento e fiscalizador”, comentou a gerente de marketing do Shopping ABC, Flavia Tegão.

“Agradeço ao Shopping ABC, que sempre foi muito importante e é um parceiro da cidade. Além da questão da solidariedade, de apoiar nossos projetos, está integrado no dia a dia e na qualidade de vida de Santo André”, concluiu o prefeito Paulo Serra.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142