23 SET 2023
SEMASA
Estação de Coleta Vila Linda abre as portas ao público em Santo André
Ecoponto é o 27º equipamento da cidade e está pronto para receber resíduos recicláveis, volumosos e outros
Santo André, 23 de setembro de 2023 - A preocupação com o meio ambiente, o fomento à reciclagem e à ampliação dos índices da coleta seletiva são compromissos municipais da atual gestão andreense. E, para isso, a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entregaram as obras de mais um ecoponto da cidade. Aberta nesta sexta-feira (22), a Estação de Coleta Vila Linda é o 27º equipamento público do tipo que está apto a receber diversos tipos de resíduos volumosos.

As obras do novo ecoponto foram viabilizadas por meio do programa Sanear Santo André, conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que contempla a construção e reforma de 12 Estações de Coleta. Localizada na Rua Cametá, 81, na Vila Linda, a unidade funcionará de segunda a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Na abertura do espaço, o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, acompanhou os momentos iniciais de funcionamento do local. “É muito importante que todos aproveitem e usem essa estação, pois além de proporcionar um descarte adequado dos resíduos, melhora a saúde pública, diminui a incidência de alagamentos e a proliferação de doenças”, comentou.

No ecoponto, os munícipes poderão descartar resíduos recicláveis, móveis velhos ou quebrados, madeira, entulho de pequenas construções, eletroeletrônicos, isopor e telhas de amianto. Além disso, será possível trocar óleo de cozinha usado por sabão ecológico, sendo que um litro de óleo vale uma barra de sabão.

Abelardo da Silva Pinto, de 75 anos, que reside no bairro há 45 anos, foi o primeiro a utilizar o equipamento e conta que próximo do local havia muito descarte de resíduos de forma irregular. “Era uma coisa muito feia e agora ficou bonito. Acho que agora vai melhorar a questão do lixo por aqui”, disse.

Na Estação de Coleta Vila Linda também será possível realizar doações de roupas, calçados, livros e outros itens em bom estado, que serão destinados às ações sociais e ambientais do Semasa e do Fundo Social de Solidariedade.

O Programa Sanear Santo André é financiado em US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e contempla outras intervenções, como a modernização do sistema de monitoramento e alerta de chuva, construção de piscininhas e de outros equipamentos de drenagem.

Autor: Paloma Alvarez