29 SET 2023
Santo André inicia Campanha de Multivacinação neste sábado
Além da imunização de crianças e adolescentes com até 15 anos, município vai atender pessoas de todas as idades que precisem atualizar a carteira vacinal
Santo André, 29 de setembro de 2023 - Neste sábado (30), Santo André inicia a Campanha de Multivacinação para atualizar a carteira vacinal de pessoas que estiverem com doses em atraso. O público-alvo são as crianças e adolescentes com até 15 anos de idade, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, mas imunizantes também serão ofertados para adultos e idosos, incluindo as vacinas contra a gripe e a Covid-19.

As unidades de saúde Vila Lucinda, Parque João Ramalho, Vila Guiomar, Jardim Alvorada, Centreville, Vila Luzita e Parque Miami estarão abertas das 8h às 16h, neste sábado (30). Os menores de 15 anos e a população acima desta faixa etária terão esses locais à disposição também nos demais sábados de outubro (dias 7, 14, 21 e 28). No dia 7, primeiro sábado do mês, ocorrerá o Dia D, quando todas as unidades de saúde da cidade estarão abertas.

“Embora o foco principal seja a imunização de crianças e adolescentes, aproveitaremos a estrutura da nossa rede de saúde para atualizar a carteira de vacinação de todas as idades, aumentando assim a cobertura vacinal em toda a cidade e a proteção da nossa gente. Além do atendimento de segunda a sexta nas unidades, teremos vacinação aos sábados, ações em parques e terminais rodoviários”, explica o prefeito Paulo Serra.

A partir da segunda-feira (2), 33 unidades de saúde da cidade vão disponibilizar vacinas para as pessoas com esquema vacinal incompleto, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A campanha de vacinação se estende por todo o mês e termina no dia 31 de outubro.

“A cobertura vacinal em Santo André está em torno de 70% para cada imunizante disponível e o Ministério da Saúde preconiza um índice de pelo menos 95% de cobertura para cada vacina. Por isso, é muito importante que a população andreense atenda ao chamamento para a Campanha de Multivacinação e que especialmente os pais vacinem seus filhos, da primeira infância à adolescência. A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção de doenças”, reforça o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Dia D - No dia 7, a cidade abrirá 33 unidades de saúde, das 8h às 16h, especialmente para a campanha de vacinação. O Calendário Nacional é composto das vacinas contra tuberculose; hepatite B; poliomielite; febre amarela; sarampo, caxumba e rubéola; pneumonia; meningite; HPV, além dos imunizantes contra Covid-19 e Influenza, dentre outros.

Covid e Influenza - Além do atendimento nas unidades, os terminais de ônibus do Centro e da Vila Luzita contarão com postos de vacinação exclusivamente contra gripe e Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Também haverá imunização contra gripe e Covid nos parques da cidade. A vacinação será realizada a cada dia em um parque diferente, nesta ordem: Parque do Pedroso (dia 1º); Parque Central (dia 7); Parque Regional da Criança (dia 12); Parque Guaraciaba (dia 13); e Parque Celso Daniel (dia 14). Uma ação especial ainda acontecerá no dia 15, no Paço Municipal, durante o evento Domingo no Paço.

O horário de vacinação nos parques será das 9h às 18h, com exceção do Parque do Pedroso, onde a imunização será realizada das 9h às 17h.

Unidades de saúde que estarão abertas em 30/9 e nos dias 7, 14, 21 e 28/10, das 8h às 16h:
Policlínica Vila Lucinda - Rua Caconde, s/nº - Vila Lucinda
Policlínica Parque João Ramalho - Rua Maragogipe, s/nº - Parque João Ramalho
Clínica da Família Vila Guiomar - Rua das Silveiras, 73 - Vila Guiomar
Clínica da Família Jardim Alvorada - Rua Dr. Almenor Jardim Silveira, s/nº - Jardim Alvorada
Clínica da Família Centreville - Rua Bezerra de Menezes, 340 - Centreville
Clínica da Família Vila Luzita - Avenida Dom Pedro I, 4.197 - Vila Luzita
Clínica da Família Parque Miami - Estrada do Pedroso, 5.151 - Parque Miami

Unidades de saúde que estarão abertas no dia 7/10, das 8h às 16h:
Policlínica Centro - Rua Campos Sales, nº 575 - Centro
Policlínica Parque João Ramalho - Rua Maragogipe, s/nº - Parque João Ramalho
Policlínica Vila Helena - Avenida Andrade Neves, nº 1.082 - V. Helena