18 OUT 2023
Secretaria de Saúde de Santo André centraliza departamentos em nova sede
Pela primeira vez em 21 anos pasta terá toda a equipe trabalhando no mesmo espaço físico
Santo André, 18 de outubro de 2023 - A Secretaria de Saúde de Santo André tem um novo endereço e a partir desta quarta-feira (18) atende em um prédio de 10 andares localizado na Rua Catequese, 242, no bairro Jardim. Antes, a pasta estava dividida em dois endereços, sendo que boa parte dos departamentos funcionava no prédio da Rua Primeiro de Maio, 127/133, no Centro, e o gabinete no 14º andar do prédio do Executivo. Essa será a primeira vez desde 2002 que toda a estrutura funcionará no mesmo espaço físico, o que vai agilizar os processos internos.

A nova sede da Secretaria da Saúde também vai abrigar em um terreno lateral e anexo a estrutura a base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que antes funcionava em um edifício na Avenida Ramiro Colleoni, no Centro.

A mudança se deu em razão de adequações importantes que seriam necessárias para seguir utilizando tanto o prédio da Rua Primeiro de Maio como a antiga base do SAMU. A estimativa é que obras estruturais para reformar os espaços, torná-los acessíveis e seguro para os funcionários custaria em torno de R$ 6,5 milhões. O edifício da Rua Primeiro de Maio, construído na década de 1940, é o primeiro de Santo André a contar com elevador e pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Essa é daquelas mudanças que resolvem problemas crônicos e históricos da nossa cidade. Aqueles que as pessoas achavam que nunca teriam solução, assim como era o caso do Cine Theatro Carlos Gomes, do Conchita de Moraes e do CHM. Unificar a estrutura da Secretaria da Saúde era mais do que necessário, era urgente diante do estado estrutural dos dois edifícios que a pasta estava utilizando. O novo prédio é moderno, está bem equipado e isso é dar condições de trabalho para as pessoas que fazem a saúde acontecer na cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O secretário de Saúde, Gilvan Junior, agradeceu a confiança do prefeito e citou que a mudança é uma etapa histórica. “A Secretaria de Saúde foi criada em 1989, logo após a criação do SUS, e durante a década de 1990 foi se espalhando entre o prédio da Rua Primeiro de Maio e o Executivo. Agora conseguimos unir todos os departamentos em um único espaço. Isso vai facilitar muito o trabalho porque em uma ligação conseguimos solucionar problemas ou fazer uma reunião. Além disso, o novo prédio tem condições de trabalho infinitamente melhores
para os nossos servidores”, comentou.

A nova sede da Secretaria de Saúde conta com 3.380 metros quadrados de área construída, além da base do Samu que ocupará terreno de 510 metros quadrados. O prédio está equipado com auditório, cinco salas de reuniões, dois refeitórios para 32 pessoas, além de área de descanso. A base do Samu conta com vestiários, dois quartos de conforto médico e almoxarifado. No local vão trabalhar 280 pessoas.

Autor: Anderson Fattori