18 DEZ 2023
Santo André insere farmacêuticos no atendimento clínico de unidades de saúde
Em ação pioneira, profissionais passaram por capacitação e agora podem prescrever medicamentos e fazer o acompanhamento farmacoterapêutico dos usuários da rede municipal
Santo André, 18 de dezembro de 2023 - A rede de saúde de Santo André ganhou importante reforço no sentido de ampliar o cuidado ofertado ao paciente. Agora, os farmacêuticos que atuam na cidade podem participar efetivamente no atendimento em todos os serviços de saúde municipais, receitando medicamentos e fazendo o acompanhamento clínico, de acordo com as diretrizes da Resolução Municipal nº 01/12, de 13/12/2023.

A introdução da prática clínica destes profissionais no cotidiano dos serviços foi possível porque Santo André se tornou, em 2022, o primeiro município do ABC a aderir às capacitações ofertadas pelo Ministério da Saúde e pelo CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo).

“Estamos trabalhando para oferecer uma rede de saúde cada vez mais eficiente e que atenda integralmente o usuário que nos procura. Capacitações são recorrentes dentro das nossas equipes, afinal, profissionais qualificados conseguem produzir resultados muito melhores e quem tem a ganhar com tudo isso é o cidadão andreense. Esse passo que demos também foi no sentido de valorizar o profissional farmacêutico, que agora ganha um papel de protagonista dentro das unidades de saúde”, pontua o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Santo André conta atualmente com 48 profissionais farmacêuticos na rede, sendo que dez já terminaram a capacitação ofertada pelo Ministério da Saúde e já podem atuar de forma mais participativa nas decisões clínicas dentro das unidades de saúde. Os demais farmacêuticos estão na reta final da formação ofertada pelo CRF-SP, que terá conclusão em fevereiro e também já iniciaram as consultas farmacêuticas.

Todos os serviços de saúde municipais (hospitais, unidades de pronto atendimento, unidades básicas de saúde, centros de atenção psicossocial e centros médicos de especialidades) contam com o suporte destes profissionais e terão o cuidado farmacêutico implantado.

“No âmbito dos serviços farmacêuticos, a afirmação da atuação clínica do farmacêutico como integrante da equipe de atenção à saúde é uma demanda que surge nas últimas décadas e esta ampliação se apoia no reflexo causado pela utilização inadequada de medicamentos e na morbimortalidade associada ao seu uso, que constitui um grave problema de saúde pública. A publicação da Resolução Municipal nº 01/12 é um marco para a Assistência Farmacêutica de Santo André, que passa a ter o cuidado farmacêutico institucionalizado e validado pela gestão”, comenta a coordenadora de Assistência Farmacêutica de Santo André, Claudia Baseio Papa.

A participação do farmacêutico no acompanhamento do tratamento medicamentoso dos usuários tem mostrado resultados positivos, reduzindo custos, melhorando a qualidade das prescrições, aprimorando o manejo clínico de pacientes com doenças crônicas, controlando possibilidades de reações adversas e promovendo maior adesão ao tratamento, além de proporcionar maior qualidade da atenção prestada aos usuários e atividades em educação em saúde.

Autor: Anderson Fattori