26 DEZ 2023
Santo André bate recorde de adoção de animais em 2023
Feiras “Eu amo, eu adoto” realizadas todo último domingo do mês no Parque Central encontraram lar para 516 animais neste ano
Santo André, 26 de dezembro de 2023 - O ano de 2023 termina com um final feliz para mais de 500 cães e gatos que conseguiram um novo lar em Santo André. Com os 36 animais adotados em novembro — 23 cães e 13 gatos —, na última edição do ano da feira “Eu amo, eu adoto”, a campanha chegou a 516 adoções em 2023, o maior número desde que a feira foi criada, em 2017. Até então, o melhor desempenho havia sido registrado em 2019, com 476 adoções.

O balanço é da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), vinculada à Secretaria de Saúde de Santo André. O resultado de 516 adoções realizadas em 2023 é maior do que a soma dos últimos três anos, sendo que foram 297 adoções em 2022, 17 em 2021 e 89 em 2020, período prejudicado em razão da pandemia da Covid. Em 2019, 476 animais foram adotados, volume superior ao registrado em 2018 (315) e 2017 (389). Desde 2017, foram 2.099 animais adotados em Santo André.

“Nossa feira de adoção está atraindo cada vez mais pessoas e a prova disso está nos números significativos que conseguimos neste ano, com um novo lar para 516 animais, o melhor desempenho desde que a campanha foi criada, em 2017. Isso mostra a confiança no trabalho que vem sendo realizado pela nossa equipe e o cuidado que temos para promover adoção responsável”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O expressivo resultado obtido neste ano foi comemorado pelo  diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão. “Estamos retomando o hábito consciente, solidário e dando cada vez mais visibilidade para a causa animal. Houve um período complicado por conta da pandemia e o trabalho cresce novamente a cada dia”, comentou.

Como adotar - O interessado deve ter mais de 18 anos e apresentar comprovante de endereço, além dos documentos pessoais. O adotante passará por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável. Os novos tutores deverão, acima de tudo, exercer a posse responsável, que não implique em um novo abandono.

Todos os animais disponibilizados na feira são vacinados e vermifugados. Os pets com mais de quatro meses são castrados ou o procedimento é realizado posteriormente em clínicas credenciadas pela Prefeitura. O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade.

No mês de dezembro, a feira “Eu amo, eu adoto” não foi realizada, pois a Vigilância à Saúde promove o mês de conscientização contra o abandono de animais. As equipes concentram suas atividades em ações de cuidado e proteção dos pets, devido ao alto índice de abandonos no período, por conta de viagens e férias das famílias.
Autor: Thiago Oliveira