Santo André, 9 de maio de 2025 – O programa de modernização do sistema de iluminação pública de Santo André segue avançando por todas as regiões da cidade e chegou a um dos limites municipais com São Caetano do Sul. A Avenida Lauro Gomes foi contemplada com novas luminárias e, desta maneira, a cidade alcançou 4.200 pontos atualizados em 2025.
“Estamos melhorando as divisas da nossa cidade, esta de Santo André com São Caetano, na Avenida Lauro Gomes, recebendo o Programa Banho de Luz, trocando as luzes antigas por luzes novas. Ou seja, deixando a região ainda melhor e mais bem cuidada”, destacou o prefeito Gilvan Junior.
No referido endereço foram instaladas 40 luminárias de 200W de LED, as quais substituíram antigas que ainda eram de vapor de sódio (com potência de 400W). Ou seja, menor consumo de energia e maior potencial de iluminação. O investimento para este trecho foi de aproximadamente R$ 120 mil.
“Aqui temos a instalação de luminárias, a revitalização da Praça Palmares, tornando-a um canteiro esponja, e o totem marcando nossa divisa. O trabalho segue avançando”, enalteceu o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira. O trecho da praça citada fica no cruzamento com a rua Afonsina.
As próximas etapas do Banho de Luz prevêem a modernização do sistema de iluminação pública no Parque Andreense e nas áreas de manancial em geral (somando um total de 2.500 pontos).
O objetivo do Banho de Luz é alcançar 100% de cobertura em Santo André, o equivalente a 53 mil pontos, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetros de vias. A pretensão da prefeitura andreense é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.
O programa Banho de Luz vem realizando também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham controle total dos pontos luminosos.
Canteiro esponja - O projeto Canteiros Esponja é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, que visa promover intervenções que reduzam o volume de águas pluviais direcionadas a áreas propensas a inundações. A Praça Newton Garcia (entre as avenidas Queirós Filho e Pedro Américo), na Vila América, já está em obras para se tornar um canteiro esponja.
O projeto andreense, inclusive, foi segundo colocado no concurso ‘Perfis sobre Resiliência Hídrica nas Cidades’, promovido pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) em outubro de 2024, durante a 10ª edição do evento Diálogos da Água, em Madri, na Espanha.
-| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142
-| Fotos: Eduardo Merlino/PSA | Vídeo: Renato Silva/PSA