Santo André, 15 de julho de 2025 - Santo André deu sequência à difusão de seus múltiplos avanços tecnológicos ao receber gestores públicos, representantes de empresas e da sociedade civil para uma reunião regional estratégica que serviu para apresentar e trocar experiências, evento promovido pela Plataforma Connected Smart Cities & Mobility. Em pauta, as soluções urbanas implementadas ou em desenvolvimento pelo município andreense, com a finalidade de se tornar cada vez mais uma cidade eficiente, sustentável e humana.
"Nossa cidade já é referência em muitas políticas públicas e também busca se espelhar nas melhores. Estamos constantemente levando o conhecimento de Santo André para outros municípios, mas também buscando conhecimento. Quando a gente fala em tecnologia, fala de futuro, mas sem esquecer de quem precisa do serviço público hoje. Então falamos das soluções para o futuro, do que a gente pode fazer para melhorar a eficiência da máquina pública, mas sempre olhando para o cidadão que precisa ter saúde e outros serviços no presente", destacou em sua fala o prefeito Gilvan Ferreira.
A cidade vem sendo referência em inovações tecnológicas, integrando soluções e colocando em prática ferramentas voltadas ao bem-estar, à qualidade de vida e à facilitação do dia a dia dos munícipes, como o Onda Verde, o Bairro Inteligente, o Sistema Acto, o COI, o Siga Invest, bueiros inteligentes, canteiros esponja, parque de usinas fotovoltaicas, o papel zero, o monitoramento climático entre outros.
Recentemente, inclusive, em viagem à Estônia, o prefeito Gilvan Ferreira apresentou alguns dos projetos que Santo André desenvolveu ou implementou para avançar nesta linha de cidades inteligentes, como os projetos Papel Zero, SIGA e o futuro Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Emprego), que está em fase final de obras no local da antiga fábrica da Rhodia.
“Fomos buscar novas tecnologias. Aprender com quem tem de melhor no mundo. Já trouxemos muita coisa e Santo André segue como referência em política pública. A gente está construindo uma cidade do futuro, uma cidade que cada vez mais trabalha, uma cidade melhor para se viver, uma Santo André com mais trabalho e mais futuro”, afirmou o prefeito.
"Com muita alegria a gente sedia esse encontro regional, que faz parte do programa de estratégia de governo digital para transformar vidas e melhorar nossa cidade", enalteceu o secretário de Inovação e Tecnologia, Diego Cabral. “E Santo André já utiliza a IA há muito tempo é a Inteligência Andreense”, emendou Gilvan.
O evento da última sexta-feira (4) contou com três painéis: "Planos de Desenvolvimento Inteligente e Sustentável de Santo André”, “Tecnologia, Inovação e Segurança nas Cidades” e “Economia e Modelos de Desenvolvimento Urbano Sustentável”. Diversos secretários municipais participaram dos debates, casos de Diego Cabral (Inovação e Tecnologia), José Antônio Ferreira (Manutenção e Serviços Urbanos), Evandro Banzato (Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos), Edilson Factori (adjunto de Mobilidade Urbana), Edinilson Ferreira dos Santos (Meio Ambiente e Mudanças Climáticas),
Também participaram Carlos Secco (superintendente do COI), Karla Sanches (diretora do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos), Ricardo Reche (coordenador de TI de Santo André), Jonatha Brassolatti (head nacional de Cidades Inteligentes da NEC Brasil), Fernando Leonardi (CEO da Geopixel Inteligência Municipal), Paula Faria (CEO e idealizadora da Necta e Plataforma P3C), Angelo Sebastião Zanini (diretor da Intelicity) e Willian Rigon (sócio diretor de Negócios da Necta e Connected Smart Cities).
Essas reuniões regionais têm por objetivo "fomentar o diálogo entre diferentes setores e impulsionar ações concretas para transformar as cidades brasileiras em ambientes mais eficientes, sustentáveis e humanos", como descreve o programa.
As reuniões estratégicas regionais já ocorreram em cidades como Manaus-AM, Maceió-AL, Jaguariúna-SP, Vitória-ES e Uberlândia-MG. Ainda estão previstos debates em Londrina-PR, Guarapuava-PR, Osasco-SP, Chapecó-SC, Goiânia-GO e Brusque-SC.
Santo André ocupa a 28ª colocação no Ranking Connected Smart Cities, sendo a 14ª do Sudeste, 15ª entre as cidades com mais de 500 mil habitantes e 23ª no recorte de Tecnologia e Inovação. O município ainda recebeu o selo Prata do CSC de Boas Práticas em Cidades Inteligentes 2024.