Departamento de Bem-Estar Animal encaminhou cão para o Hospital Veterinário Municipal; tutor foi preso em flagrante
Santo André, 14 de novembro de 2025 – O Departamento de Bem-Estar Animal de Santo André realizou o resgate de um cachorro em situação de maus-tratos no bairro Santa Teresinha. A denúncia foi enviada à equipe pelos canais oficiais da Prefeitura.
O resgate foi realizado na última terça-feira (11) e o animal foi encaminhado para atendimento no Hospital Veterinário Municipal. O tutor conduzido à delegacia, onde foi preso em flagrante, sem direito a fiança.
No Brasil, maus-tratos a animais são crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). As penalidades variam de três meses a um ano de detenção e multa para a maioria dos casos, podendo chegar a dois a cinco anos de reclusão e multa quando a vítima for cão ou gato (Lei Sansão).
De janeiro a outubro, a equipe do Departamento de Bem-Estar Animal realizou o resgate de 139 animais domésticos (cães e gatos), destes, 95 já foram adotados. Atualmente, o Centro de Adoção conta com 24 animais disponíveis para adoção. Também foram resgatados 551 animais silvestres, nesses casos, após avaliação dos biólogos responsáveis, os animais são devolvidos à natureza, e aqueles que necessitam de cuidados são encaminhados a um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.
Os munícipes que presenciarem qualquer situação de maus-tratos podem realizar a denúncia por meio do aplicativo Colab ou pelo telefone 0800 019 1944. Para mais informações, também é possível entrar em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal pelo número (11) 4433-1958.