A Secretaria de Saúde andreense em parceria com a Casa Ronald Mc Donald ABC inicia a ampliação do Programa Diagnóstico Precoce, a qual objetiva capacitar aproximadamente 400 profissionais que atuam, principalmente, nas equipes de Saúde da Família do município.
O programa estimula a organização da rede de atenção oncológica destes profissionais, agilizando a detecção e tratamento dos pacientes. Por meio de portal na internet, promove-se a orientação especializada e adequada em casos de suspeita de câncer infanto-juvenil e se torna possível a comunicação direta entre o profissional capacitado e o oncologista pediátrico.
Dados do Ministério da Saúde revelam que o câncer é a primeira causa de morte por doença na população até 19 anos na região Sudeste do Brasil, e um dos fatores para que a letalidade aumente é o diagnóstico tardio que se dá principalmente pelo desconhecimento de sinais e sintomas da doença.
Mais qualidade de vida e bem-estar
O Programa Casa Ronald McDonald é iniciativa global criada pela Ronald McDonald House Charities, sistema internacional presente em mais de 50 países. O objetivo do programa é oferecer mais qualidade de vida e bem-estar às crianças e adolescentes. No Brasil o programa é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald e conta atualmente com três unidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Santo André.
Daniel Betega