O Conselho de Segurança do Município (Consem), formado por integrantes da sociedade civil e do governo andreense, realizou reunião na tarde desta quinta-feira (22) para discutir princípios e diretrizes para a revisão do Plano Diretor de Santo André.
O encontro contou com presenças de Vladimir Duarte, presidente do Consem e assessor da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT); Claudemir José das Neves, secretário-adjunto da SSPUT; Hélio Ramaciott, representante do Instituto de Criminalística (IC); Armando Piva, representante da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa); Fábio Eduardo Gerevine, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro; Alexandre Gomes Fernandes, vice-presidente do Conseg Sudeste; Cristiane Savoia, representante da Sociedade Oliveira Lima (SOL); Vânia Machado, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santo André; capitão Eduardo Drigo, representante do 8º Grupamento de Bombeiros; e capitão Sérgio Ferreira Bistarso, representante do 10º Batalhão da Polícia Militar.
Para explicar os principais pontos do Plano Diretor de Santo André, o Consem convidou o engenheiro Ayrton Antonio de Oliveira Cardoso Filho, diretor do Departamento de Planejamento de Projetos Urbanos.
O Plano Diretor de Santo André foi criado em 2004. Ele é fundamentado em nove eixos: habitação, mobilidade urbana, imóveis púbicos, ordenamento territorial, saneamento ambiental, desenvolvimento econômico, desenvolvimento humano e qualidade de vida, instrumentos de política urbana e gestão de política urbana. O principal objetivo do plano diretor é criar princípios e diretrizes para o desenvolvimento da cidade.
A próxima reunião do Consem está agendada para ocorrer em três semanas. No encontro, os participantes apresentarão propostas que serão compiladas para serem inseridas no Plano Diretor.
Fabiana Chiachiri