A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS), da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (11), uma grande ação de combate à dengue em oito bairros da cidade. No total, 36 agentes, oito supervisores e oito coordenadores percorreram o Jardim Alvorada, Jardim Cristiane, Las Vegas, Vila Linda, Jardim Milena, Jardim Stella, Jardim Oriental e Jamaica. Estas equipes visitaram as residências na busca de larvas do Aedes Aegypti, mosquito causador da doença. [img_assist|nid=3414|title=Equipes vistoriam 1.375 residências no último sábado (11)|desc=|link=node|align=right|width=640|height=521]
Além de ação educativa, as equipes vistoriaram 1.375 imóveis. No total, 38 quarteirões foram esquadrinhados sem descanso, impedindo que o mosquito da dengue se propague. A administração municipal andreense trabalha com calendário pré-definido de combate à doença. Durante todo o ano, sem interrupções, as ações são aliadas a visitas diárias das equipes do DVS a feiras livres e pontos específicos da cidade.
Como funciona o Cidade Interativa
Representantes deste programa inovador da Prefeitura de Santo André realizam pesquisas com os moradores da região para levantar as principais demandas dos bairros. Com base nessas informações, a administração mobiliza as áreas responsáveis para executar as ações solicitadas.
Os serviços mais complexos são analisados e seguem para planejamento e orçamento próprios. Os moradores podem acompanhar a todas as etapas do programa pelo site , participando, inclusive, com sugestões e críticas.
No final, a Prefeitura disponibiliza todos os dados resultantes das intervenções realizadas, resumidamente, por bairro. O Cidade Interativa tem duração aproximada de um mês em cada um dos setores que atende.
Daniel Betega