Durante rodada de vistorias em equipamentos da rede municipal de saúde, nesta quarta-feira (26), o secretário Nilson Bonome anunciou a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a primeira do município, no espaço onde atualmente funciona o estacionamento do Pronto Atendimento Bangu, no bairro homônimo.
Segundo Bonome, uma vez definido o local, os próximos passos são iniciar a elaboração do projeto a ser enviado ao governo federal e preparar o trâmite legal para abertura de licitação a fim de escolher a empresa responsável pela obra. Com a UPA, abre-se a possibilidade de o PA Bangu passar a ser uma unidade para atendimentos de especialidades.
O secretário de Saúde do governo Dr. Aidan Ravin acredita que a UPA ampliará em ao menos 80% o atendimento realizado atualmente na rede pública. A tese é defendida pelo diretor geral de Saúde de Santo André, Gilberto Bernal Resende. “Conseguiremos aumentar a capacidade de atendimento no Centro Hospitalar, pois diminuiremos a ocupação de leitos de clínicas médicas, a qual será concentrada aqui no Bangu”, afirmou.
Além da construção da UPA, Bonome citou duas importantes ações que já estão sendo realizadas pela Prefeitura de Santo André no sentido de melhorar o atendimento ao munícipe. A primeira diz respeito à compra de aparelho de raio-x para o PA Bangu. “Este equipamento está em processo de aquisição. Acreditamos que nos próximos 30 dias deve estar concluído”, afirmou.
A segunda ação citada está relacionada ao forte trabalho desempenhado pela administração na luta contra o mosquito da dengue. O secretário andreense antecipou que o governo estuda a possibilidade de implantar – em todos os prontos atendimentos e unidades de saúde da cidade – o diagnóstico precoce da dengue.
Tal teste, explica Bonome, permitirá que a doença seja detectada em no máximo 15 minutos, auxiliando os procedimentos de tratamento do munícipe e, também, agilizando as medidas de bloqueio epidemiológico da Prefeitura. Assim, Santo André será a primeira cidade do ABC a implantar tal procedimento.
Ao fim da visita ao PA Bangu, o secretário destacou o bom serviço prestado na unidade. “Alguns reparos serão providenciados em curto prazo para que tudo esteja em pleno funcionamento o mais rapidamente possível. Mas percebi que o pessoal está trabalhando com o coração e eficácia, tornando o atendimento um dos melhores da cidade.”
A vistoria contou ainda com as presenças do diretor geral de Saúde da cidade, Gilberto Bernal Resende, do vereador e ex-presidente da Câmara de Santo André Geraldo Juliano, o Sargento Juliano, e do médico José Roberto Prota, diretor do PA Bangu.
O PA Bangu é um dos principais equipamentos de Saúde de Santo André. Considerando somente os 25 primeiros dias de janeiro deste ano já foram realizados 10.158 atendimentos – 7.897 pela clínica geral e 2.261 via pediatria.
Megaoperação
Além do PA Bangu – segundo equipamento vistoriado desde que Bonome assumiu a pasta (o primeiro foi o Centro Hospitalar Municipal, na Vila Assunção, na semana passada) –, o secretário inspecionou nesta quarta-feira (26) o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), localizado no Centro da cidade.
Bonome e sua delegação foram recebidos por Leila Aparecida Cheachire, encarregada técnica do CEO, por Elian Santana, do setor administrativo, e pelo protesista Matheus Cavicchiolli.
O secretário de Saúde, que também responde pelas pastas de Gabinete e de Finanças do governo andreense, manifestou a intenção de implantar mais um CEO no município. “Faremos megaoperação para deixar o povo de Santo André sorrindo”, explicou.
Para resolução em curto prazo, Bonome solicitou relatório de prioridades ao CEO. “Com base neste documento avaliaremos a real necessidade do centro odontológico e o que será feito para acelerarmos o atendimento aos munícipes.”
A Saúde é um dos carros-chefes do governo Dr. Aidan Ravin. Neste ano, o orçamento da área é o maior já verificado no município: R$ 372 milhões (R$ 63 milhões a mais do que o montante reservado para 2010, ou aumento de 20% em relação ao orçamento aplicado no ano passado).
Leia mais:
SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Tel.: + 55 11 4433-0194
26/01/2011