Tradicional feira da Secretaria de Saúde ocorre neste domingo (31), no Parque Central, das 10h às 15h
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 22 de junho de 2015 – Não apenas os moradores em situação de rua sofrem com a chegada do inverno. As baixas temperaturas, principalmente nas frias madrugadas, atingem também os animais abandonados e/ou vítimas de maus-tratos que perambulam pela cidade. Caso dos 93 pets, entre filhotes e adultos, que serão levados para Adotanimal neste domingo (28), das 10h às 15h, no Parque Central, no Bairro Paraíso. A GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) de Santo André aceita a doação de cobertores, roupinhas ou mesmo pedaços de lona para manter os cães e gatos do canil aquecidos.
A dona de casa Vilma da Silva Screpante, 58 anos, moradora no Jardim Marek, em Santo André, esteve nesta segunda-feira (22) pela manhã, na Zoonones, para cadastrar três cães filhotes – duas fêmeas e um macho nascidos dia 23 de abril – que serão levados à feira. “Sempre pego animais abandonados nas ruas, uma vez que fico com pena”, disse Vilma, que, nesta ação solidária, tem a cumplicidade da amiga e vizinha Romilda Teixeira da Silva.
Neste caso, o alvo foi a mãe dos filhotes sem raça definida recém-nascidos. “A cadelinha dormia na creche em frente de casa. Depois ficou no cio e logo teve cria. Dos seis filhotes, três já foram doados. Agora, levarei os outros três na feira deste domingo”, afirmou Vilma, que possui duas cachorras poodle, Meg e Linda. E mais: os peludos estão sendo tratados de melhor forma possível, conforme garantem as ‘cachorreiras’ Vilma e Romilda: com leite de cabra.
Dos 93 peludos em busca de um cobertor definitivo na Adotanimal, 65 são cachorros, dos quais, 31 filhotes e 34 adultos. Dos 28 felinos, respectivamente, 24 e quatro – neste caso, recomenda-se levar uma caixa transporte, que pode ser de papelão. Antes da adoção, o interessado passará por breve entrevista sobre o tema Posse Responsável, inclusive com assinatura do termo de compromisso.
Acima de quatro meses, os cães e gatos são castrados, vacinados e vermifugados pela equipe de veterinários da Zoonoses, órgão vinculado à Secretaria de Saúde. A pessoa interessada, acima de 18 anos, deve levar o comprovante de endereço, com o nome do proprietário, além dos documentos pessoais, como identidade e CPF. Não precisa ser morador de Santo André para adotar um animal. A feira ocorre sempre no último domingo de cada mês.
‘6ª Feira Adotanimal de 2015’
Data: neste domingo (28).
Horário: das 10h às 15h.
Local: Parque Central.
Endereço: Rua José Bonifácio, s/n. Bairro Paraíso.
Sobre a Secretaria de Saúde
Com orçamento previsto de R$ 566.994 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), quatro residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.
A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.