Ação ocorreu durante 17ª reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico; objetivo do evento foi relembrar trajetórias das empresas e suas histórias exitosas
Santo André, 8 de julho – A Prefeitura de Santo André realizou na tarde desta terça-feira (7), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a 17ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. O evento teve como objetivo relembrar a trajetória de algumas empresas e também propiciou a oportunidade para que os profissionais pudessem compartilhar suas histórias de sucesso.
O proprietário da “2M IT Soluções” – uma das primeiras empresas formadas com o auxílio da INNOVA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André) –, Marcelo Duarte foi um dos empresários que prestigiou o evento. Após adquirir experiência ao trabalhar com o desenvolvimento de softwares desenvolveu uma ferramenta intitulada ONRAD, que permite a realização de laudos por imagens em nuvem, o que otimiza o fluxo de informação entre a sala de radiologia, médico e paciente, além de melhorar o armazenamento de informações uma vez que torna desnecessário um espaço físico.
Com a consultoria prestada por meio da INNOVA, o empresário começou a fazer cursos para aperfeiçoar sua gestão de negócio e também participou de feiras para promover sua ideia. Como resultado de seu empenho seu produto hoje é utilizado também no exterior.
Mesmo com a expansão de sua empresa, o indicador de sucesso mais expressivo para Duarte são as pessoas que ajuda. “Em uma feira de negócios, um médico da Universidade de Chicago, conheceu minha empresa e resolveu utilizar o ONRAD. Com a nova tecnologia, ao invés de esperar a imagem ser enviada pelo correio, é possível consultá-la rapidamente e dar sua opinião para casos que estão do outro lado do mundo”, explica.
Outra ideia que atingiu o sucesso por meio da estrutura oferecida pela INNOVA foi a do empresário Gustavo Felipe Paolillo da “Easylux” que criou um aparelho que mede a quantidade de luz que chega para a pessoa que vê uma sinalização de trânsito. “A incubadora é um dos projetos mais importantes que a cidade faz. Ela ajuda a desenvolver o conhecimento e a tecnologia local”, afirma.
Para aprimorar sua máquina, Paolillo decidiu procurar investidores para seu projeto e destaca que a experiência obtida por meio da incubadora foi fundamental. “Entre 2008 e 2009, consegui que minha ideia fosse aprovada por um projeto da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Acredito que passar pela INNOVA foi importante, pois mostrou que sua ideia não está crua. É um cartão de visita que muda tudo quando um empresário vai em busca de recursos.”
Atualmente, sua empresa atua com 70% de exportação, inclusive, seu produto conseguiu desbancar outros equipamentos com a mesma função na Europa. A Alemanha, por exemplo, após comparar meticulosamente as tecnologias chegou a conclusão de que o produto brasileiro é o que apresenta melhor desempenho e que auxiliaria de forma mais eficiente a segurança no trânsito.
Agora, a INNOVA abre edital para receber mais sete incubados. Os interessados em participar do processo podem acessar o endereço
Estruturação participativa
Além do depoimento dos ex-incubados, durante a reunião do Conselho, representantes da municipalidade, sindicatos, entidades de classe, indústrias, escolas e universidades aprovaram a proposta para a realização de Oficina de Planejamento Estratégico que criará um plano de ação para o Desenvolvimento Econômico de Santo André.
Dessa forma, a Administração acredita que a troca de conhecimento multidisciplinar resultará num plano mais rico em informações e trará benefícios duradouros para a economia local.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.
Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas contemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.