ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
SDUH – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Cronograma Geral
03/11 a 21/11/2025 – Período de inscrições das entidades
01/12/2025 – Publicação da lista preliminar de entidades habilitadas
03/12/2025 – Prazo final para interposição de recursos
09/12/2025 – Divulgação da lista final das entidades habilitadas
16/12/2025 – Plenária e eleição (Auditório do SEMASA – 18h)
Janeiro/2026 – Publicação das Portarias de nomeação (até 30 dias)
Etapa 1 – Inscrição das Entidades
Período: 03/11 a 21/11/2025
Local: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – 4º andar do SEMASA
Documentos exigidos:
Formulário de inscrição preenchido e assinado;
Carta de indicação assinada pelo representante legal;
Estatuto Social atualizado e registrado;
Ata da atual diretoria ou comprovação de atuação na área de habitação;
CNPJ ativo;
Declaração de não inadimplência junto à Prefeitura.
Observação: O preposto e o suplente devem pertencer ao quadro associativo da
entidade.
Etapa 2 - Análise das Inscrições
Após o encerramento do prazo (21/11), a Comissão Eleitoral terá 3 dias úteis para
analisar as inscrições.
Critérios de habilitação:
Documentação completa e válida;
Regularidade junto ao registro público nos últimos 2 anos;
Atuação comprovada na defesa do direito à moradia.
Publicação da lista preliminar: 01/12/2025, no Diário Oficial do Município.
Etapa 3 - Recursos e Lista Final
Entidades impugnadas poderão apresentar recurso até 03/12/2025;
A Comissão Eleitoral julgará os recursos em até 2 dias úteis;
Lista final das entidades habilitadas: publicada em 09/12/2025.
Etapa 4 - Segmentos Representados
As inscrições serão divididas conforme os segmentos definidos pela Lei
Municipal nº 7.922/99:
1. Três (3) representantes de associações de moradores ou defesa dos direitos
das populações em núcleos;
2. Três (3) representantes de associações ou cooperativas de promoção de
moradias populares;
3. Dois (2) representantes de entidades classistas ou representativas de
segmentos sociais com atuação em habitação popular.
Observação: As entidades devem ter sede ou atuação comprovada no município.
Etapa 5 - Plenária e Eleição
Data: 16/12/2025 – às 18h
Local: Auditório do SEMASA – Av. José Caballero, 143 – Centro, Santo André
Participantes:
Prepostos das entidades habilitadas (com direito a voz e voto);
Suplentes (com direito a voz);
Público em geral (sem voto).
Procedimentos de Votação
Cada entidade votará em 2 a 3 concorrentes do mesmo segmento;
É vedado votar em apenas uma entidade (voto será anulado);
O voto será nominal, com documento de identificação com foto;
Em caso de empate, será considerada eleita a entidade mais antiga;
Votação extraordinária ocorrera se o empate exceder o número de cadeiras
Resultado
A Comissão Eleitoral fará a contagem dos votos ao término da plenária;
Os eleitos serão proclamados e registrados em ata oficial;
A ata será encaminhada formalmente ao Secretário de Desenvolvimento
Urbano e Habitação;
Serão publicadas as Portarias de nomeação dos conselheiros no prazo máximo
de 30 dias
Comissão Eleitoral
A Comissão Eleitoral é responsável por todo o processo de organização, análise e
condução da eleição.
Composição:
Marília Formoso Camargo – Poder Público
Andréia Ap. Oliveira dos Santos – Poder Público
Karin Heleno Araújo – Poder Público
+2 representantes da Sociedade Civil (a definir)
Atribuições:
Receber inscrições e documentos;
Julgar impugnações e recursos;
Dirimir dúvidas e deliberar por maioria simples.
Cronograma Eleição Biênio 2026-2027